A Importância da Integração Lavoura – Pecuária

Cerca de 40 pessoas acompanharam as palestras promovidas pela Cooplantio (Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto) nesta quinta-feira (06). O evento ocorreu no Auditório da Vetesul, localizado dentro da Associação Rural de Pelotas (ARP) e integrou a programação da 85ª Expofeira.

Um dos destaques foi a integração entre a lavoura e a pecuária. Inicialmente, o engenheiro agrônomo que trabalha no BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Alexandre Barros, falou sobre os modelos de financiamento no setor.

Dentre os vários citados, ele deu ênfase ao Programa ABC, bastante estimulado pelo Governo Federal. O principal motivo é, que ao contrario dos outros, mostra interesse na área ambiental. Este meio de financiamento, mesmo sendo mais rigoroso em relação aos outros possui vantagem em relação aos juros, que são menores.

Logo após, Tiago Stella de Freitas, gestor de produção da Cooplantio, falou sobre esta união da lavoura e da pecuária. Segundo ele, este projeto vai trazer mais sustentabilidade, segurança, eficiência e rentabilidade para os produtores. No entanto, esta integração, que já atinge 2,5 bilhões de hectares em todo o mundo aparece em apenas duas regiões do Brasil: no cerrado e no sul do país.

O estudante de Veterinária Iuri Marmitt ressaltou a importância de buscar novas informações. “Estou me formando agora e este conhecimento vai ser muito importante no mercado de trabalho. Tenho certeza que essa integração vai acabar sendo predominante aqui no nosso Estado”, concluiu.