Expofeira Pelotas é lançada para o Estado

Foi sucesso o lançamento da 91ª Expofeira Pelotas na 40ª Expointer, em Esteio. Na quarta-feira (30), ocorreu durante solenidade conjunta com representantes de sindicatos e produtores de todo o Estado, no auditório da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), no parque de exposições Assis Brasil. O evento da Farsul, que é tradicional na Expointer e realizado há 16 anos, dá destaque e espaço para as cidades gaúchas lançarem suas exposições e feiras agropecuárias de primavera.

O presidente da entidade, José Luiz Kessler, destacou a realização da Conferência Rural da Zona Sul, o maior  evento de caráter-técnico científico da região, com seminários que debatem todas as cadeias produtivas do agronegócio regional. “A Expofeira de Pelotas, mais do que uma feira agropecuária, se tornou um grande espaço para discussões e troca de experiências entre as mais diversas cadeias produtivas da região Sul do Estado”, diz. A prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas, que esteve na Expointer, para participar da Assembleia Geral de Prefeitos promovida pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) também prestigiou o lançamento da  Expofeira. Os secretários de Qualidade Ambiental e de Desenvolvimento Rural, respectivamente, Felipe Perez e Jair Seidel, também participaram.

Ao final do dia, com o auditório da Farsul lotado, a prefeita juntou-se à comitiva formada por produtores pelotenses e diretores da Associação Rural de Pelotas (ARP) para o lançamento. “Ao longo do tempo, a nossa feira cresceu, se qualificou e superou as fronteiras de Pelotas para se tornar da Zona Sul. Hoje é um dos maiores eventos do Estado”, afirmou Paula em uma rápida explanação.

A cerimônia, conduzida pelo presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul, Francisco Schardong, contou ainda com as presenças do presidente da ARP, José Luiz Kessler e sua esposa Ana Carolina Kessler, a vice-presidente Carolina Peró Osorio, a assessora de Eventos da ARP, Kênia Pinheiro, o presidente do Sindicato Rural Fernando Müller e o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Favio Telis, prefeito de Jaguarão.

Luciara Schneid

RP 7540