Secretário de Agricultura Ernani Polo visita a 91ª Expofeira Pelotas

O secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, visitou, no início da tarde desta sexta-feira (13), a Associação Rural de Pelotas (ARP), onde acontece até domingo (15), a 91ª Expofeira Pelotas. O secretário e sua comitiva, integrada ainda pelo supervisor Regional Valmor Lansini e pela coordenadora Regional da Agricultura, Gabriela Montanelli, foram recebidos pelo presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), José Luiz Martins da Costa Kessler, pelos representantes da Federasul, Rodrigo Costa, vice-presidente e Simone Leite, presidente, entre outros.

Numa rápida reunião com os dirigentes ruralistas, Polo falou sobre a viagem que fará para a Espanha, na próxima segunda-feira (16), quando integrará missão oficial brasileira liderada pelo secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, que irá prospectar mercados para a fruticultura brasileira. Segundo ele, no roteiro está uma visita na quarta feira (18), à Fruit Attraction, em Madrid, uma das maiores feiras de frutas e hortaliças do Mundo. Está programada ainda, uma reunião de trabalho com a comitiva brasileira e os maiores importadores e distribuidores de frutas e hortaliças do Brasil para a Europa.

O secretário deve levar demandas da maçã, que já é comercializada para o mercado europeu com condições de ampliar os volumes de exportações,  como também constituir caminhos para possibilitar exportações de ameixa e caqui produzidos na serra gaúcha e pêssego do Sul do Estado, da região de Pelotas. O representante da cadeia produtiva do pêssego, Luís Ariosto Erhart, conversou com o secretário sobre produção, estoques e capacidade de exportação das indústrias locais. A região de Pelotas é responsável por 95% do pêssego em lata produzido no Estado, com uma produção anual de 55 a 60 milhões de latas. Com um consumo de 0,3 lata por habitante no mercado nacional, e um estoque de passagem de dez milhões de latas, a intenção é direcionar esta produção excedente ao mercado externo.

O secretário também falou sobre os planos do Governo para o fortalecimento do serviço de defesa com intenção de evoluir no status sanitário e implantação de metas até o final de 2018 dentro do Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. Segundo ele, devem ser realizados três seminários para discutir o tema, um deles ainda na primeira quinzena de novembro, em Pelotas. Também anunciou a contratação pelo Governo do Estado de 30 médicos veterinários e dez agrônomos do último concurso para atuarem na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação. Parte destes servidores irá fortalecer o serviço de defesa nos municípios.

Foto: Edu Rickes

Luciara Schneid – RP 7540