91ª Expofeira Pelotas supera as expectativas dos organizadores

A 91ª Expofeira Pelotas foi excelente, um sucesso em todos os sentidos e os números confirmam este sucesso, segundo os organizadores. O presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), José Luiz Kessler, avalia a Expofeira 2017 como um sucesso acima do esperado. “O evento demonstrou a robustez e qualidade da nossa pecuária do Sul e consolidou a Expofeira como o maior evento de caráter técnico-científico do RS”. Ele diz ainda, que o sucesso do evento confirma também que com ações cooperativas e solidárias os resultados surpreendem mesmo em cenários totalmente desfavoráveis.

“Os negócios deste ano certamente superaram os do ano passado”, diz a responsável pela X13 Produções, Kênia Silveira, encarregada da produção do evento. Segundo ela, o público chegou a 50 mil pessoas. Somente com a venda de animais, nos oito leilões realizados, o faturamento chegou a R$ 3.753.550,00, com a venda de 424 animais, entre bovinos e cavalos crioulos. O valor é 12,36% superior ao ano passado, quando também foram realizados oito leilões e vendidos 458 animais, com faturamento total de R$ 3.340.670,00. Neste ano, foram realizados dois remates inéditos na Expofeira, o Santa Eulália de cavalos crioulos, que fez média de R$ 10 mil e o da Fazenda Liscano, também da raça crioula, com médias de R$ 17 mil.

No Pavilhão da Agricultura Familiar foi contabilizado um aumento da comercialização de aproximadamente 20% em relação ao ano passado. O número foi divulgado pelo assistente técnico de Organização Econômica do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Pelotas, engenheiro agrônomo Renato Cougo dos Santos. “As vendas da agricultura familiar aumentaram cerca de 20%, totalizando R$ 40,6 mil, sendo que os produtos lácteos e embutidos juntos somaram R$ 18,3 mil”, disse o técnico.

Para ele, o aumento deve-se à qualidade diferenciada dos produtos da agricultura familiar, mas também ao trabalho de divulgação que vem sendo feito pela Emater/RS-Ascar nas feiras da região. Organizado pelo quinto ano consecutivo e com 24 expositores de diferentes municípios da região, teve a promoção da Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural, Embrapa Clima Temperado, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Emater/RS-Ascar.

Na área de exposição de máquinas, os representantes das duas marcas presentes no evento, John Deere e New Holand, afirmam que a Expofeira Pelotas serve como vitrine para seus produtos e prospecção de negócios. O gerente geral da Concessionária Alvorada, John Deere, Atair Pedro Rohde Filho, conta que a participação da empresa serve para estreitar o  relacionamento com os clientes. “O ponto alto de vendas de máquinas ainda é a Expointer”, ressalta.

O gerente da Supertratores New Holland, Émerson Cavalli, também destaca ser o mês de outubro uma época difícil em negócios para o segmento. “Trata-se de uma feira, e serve para prospectar negócios”, afirma.

Com informações da Assessoria Emater RS

Foto: Edu Rickes

Luciara Schneid – RP 7540

Assessoria de Imprensa ARP

assessoria.ruralpel@gmail.com

Esta entrada foi publicada em Noticias, Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.