ARP integra mais um encontro do Conssedi

Luís Parada, a prefeita Paula Mascarenhas e Carolina Osório

A Associação Rural de Pelotas (ARP) foi sede de mais uma reunião do Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi), da prefeitura do município. Na manhã de 26 de abril, o salão nobre da ARP recebeu os membros do órgão em plenária realizada para avaliar a atuação do conselho no ano passado e discutir novas propostas de ações para 2018.

A Associação Rural de Pelotas, entidade integrante do Conssedi, foi representada no encontro pela sua presidente, Carolina Peró Osório. Também participaram representantes de entidades da indústria e comércio do município, de autarquias, secretários municipais e autoridades da Polícia Civil, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros, sob mediação do presidente do Conssedi, Luís Fernando Parada, e da prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas.

Segundo Parada, a participação da ARP no conselho é muito importante pois contribui com o objetivo principal do órgão. “Pela relevância da ARP e qualificação de seus líderes, assim como seu entendimento em relação à cidade e trabalho na formação de líderes na sociedade, colabora nessa nossa função de aconselhar e sugerir estratégias de melhorias”, diz. Na ocasião, Carolina Osório recebeu do presidente do Conssedi uma Moção de Agradecimento à ARP pela participação e contribuição da entidade com o conselho.

O Conssedi

O Conselho Superior Socioeconômico de Desenvolvimento e Inovação (Conssedi) é um órgão de assessoramento e consultoria imediata da Prefeitura Municipal de Pelotas, composto por membros de entidades públicas e privadas da sociedade civil organizada, que tem a finalidade de analisar, debater e propor políticas públicas e ações voltadas à promoção do desenvolvimento social e econômico do município, fomentando o diálogo e a participação social.

Sua atuação está estratificada em cinco eixos: educação; segurança; saúde; infraestrutura e meio ambiente e gestão pública e ambiência. Entre as metas propostas por cada eixo estão, respectivamente, fomentar o desenvolvimento do Parque Tecnológico de Pelotas e a criação de uma “Cidade Digital”, discutir a necessidade e os benefícios para Pelotas da construção de um hospital regional, estimular investimentos em tecnologia voltada para a segurança pública e a proposição de melhorias ao Programa Pelotas Pacto Pelo Paz, elaborar metas para a despoluição da Praia do Laranjal e apresentar propostas que possibilitem alcançar o índice do Ideb, estabelecido pelo Ministério da Educação, até 2021.