Estância dos Banhados realiza o seu leilão Angus no dia 17

No próximo dia 17 de maio, às 20h, a Estância dos Banhados realiza o seu 6º leilão anual de produção, no parque da Associação Rural de Pelotas. Os lotes ofertados somam um total de 400 animais da raça angus, em evento sob responsabilidade da leiloeira Casarão Remates.

O rebanho que estará em pista é formado por animais de pelagem preta e vermelha, sendo 100 vacas de prenhez confirmada, 150 terneiros machos, castrados, mansos de cocho (creep feeding) e certificados angus. Será disponibilizado também o destaque da tradicional oferta de vaquilhonas dois anos, estas na quantidade de 150 animais.

De acordo com Luiz Renato Leite Reis, titular da Estância dos Banhados, situada no Taim em Rio Grande, o gado ofertado se caracteriza por sua alta rusticidade, uma vez que sua criação se dá completamente em campo nativo. Destaca também as linhagens utilizadas na criação. “As categorias de terneiros  tem origem de inseminação artificial, tendo por pai o touro Big Mac. Já as vaquilhonas foram padreadas por Teniente, reprodutor de bastante uso na raça Angus”, diz.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@casaraoremates.com.br ou pelo telefone (53) 3223-2424.

Sustentabilidade

A Estância dos Banhados, que trabalha na produção de pecuária de corte desde 1892, possui atualmente dois selos de certificação: Boas Práticas Agropecuárias (BPA), e o da Alianza del Pastizal.

O selo BPA integra um programa promovido pelo Senar/Embrapa, no qual são avaliados vários requisitos em forma de módulos, tanto sanitários, gerenciais, bem estar animal e ambiental entre outros, devendo a propriedade se adequar  a eles para sua certificação. Já o da Alianza del Pastizal, atende ao quesito da produção em campo nativo como aliado à conservação da biodiversidade principalmente no referente a avifauna.

Portanto, ambos os selos garantem a prática de sustentabilidade na produção da Estância dos Banhados, baseado no tripé sócio-econômico-ambiental. A sua área abriga atualmente parte da poligonal da Unidade de Banhado do Maçarico – Refugio da Vida Silvestre - e também parte da zona de amortecimento da Estação Ecológica do Taim.

Está também integrada ao grupo Juntos para Competir (JPC) desenvolvido pelo Sebrae, dando suporte a novas tecnologias e melhoramentos na propriedade. Ingressou neste ano no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo), devendo suas gerações futuras já ter a avaliação deste credenciado programa.

Reconhecimento

O criador Luiz Renato Leite Reis, proprietário da Estância, é identificado com a raça, uma vez que preside atualmente o Núcleo Sudeste Angus. Preside também a Associação dos Produtores do Banhado do Maçarico, uma ONG voltada à defesa da atividade pecuária como mantenedora do meio ambiente, com atuação dentro do município de Rio Grande.