Festival na ARP irá homenagear Antoninha Berchon

Lançamento ocorreu no salão nobre da ARP

A cultura e a tradição gaúcha terão mais um momento de celebração na Associação Rural de Pelotas (ARP). O Festival “Cultural, Artístico, Campeiro e Esportivo”, cuja primeira edição homenageia o centenário de nascimento de Antoninha Berchon Sampaio, foi lançado no final da tarde de quinta-feira, 26 de abril, na sede da ARP. O festival acontece nos dias 26 e 27 de maio no parque de exposições Ildefonso Simões Lopes, sob coordenação da 26ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

O lançamento oficial do evento reuniu no salão nobre da ARP os diretores das entidades organizadoras, apoiadoras, e homenageadas. A mesa foi composta pelo diretor campeiro da 26ª RT, Gedelci Araújo, o diretor artístico Juliano Chranaud, a coordenadora da 26ª, RT Hilda Heinen, a presidente da ARP, Carolina Osório, assim como o coordenador da Fundação Centenário Antoninha Berchon Sampaio, Carlos Gonçalves e a filha da homenageada, Maria Rita Sampaio.

Para Carolina Osório, o evento une dois temas importantes para a Associação Rural de Pelotas. “É uma grande honra para nós, da ARP, sediarmos esse evento que homenageia a figura da Antoninha, pelo laço de amizade que temos de muitos anos com a sua família, e também por incentivar e valorizar a cultura e a identidade gaúcha”, diz.

Reconhecida pela dedicação e pelo trabalho em favor da manutenção da tradição gaúcha, Antoninha deixou importante legado que ganhará ainda mais evidência no festival. “Ela sempre teve um grande senso de responsabilidade social e um amor enorme por Pelotas, que ela passou para toda a família”, lembra Maria Rita Sampaio.

O Festival

A programação integra concursos artísticos e culturais como danças tradicionais, dança de salão, solista vocal masculino e feminino, declamação masculina e feminina, chula, instrumental (gaita, violão, gaita de boca, bandoneon, rabeca, violino), concurso literário e mostra folclórica. Também serão realizadas provas campeiras como tiro de laço, gineteada, chasque, rédeas e vaca parada, além das esportivas: truco cego, truco de amostra e bocha.

De acordo com os organizadores, são esperados mais de 1,5 mil participantes e cerca de 12 a 15 mil visitantes. O parque estará aberto nos dois dias entre as 7h e às 22h e o público poderá ingressar no local mediante doação de um quilo de alimento não perecível por pessoa, que será doado no final ao Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá. O parque disponibilizará espaço para acampamento.

As inscrições para as atividades artísticas e culturais podem ser feitas no link (goo.gl/faeaZL) até o dia 21 de maio ou até atingir o limite. Para o rodeio campeiro, as inscrições serão feitas na hora, diretamente com os organizadores. Mais informações pelo e-mail artisticocultural26rt@gmail.com ou na página facebook.com/centenarioantoninha/