A diretoria da Associação Rural de Pelotas (ARP) esteve presente em mais uma edição do ciclo de encontros Tá na Hora, promovido pelas entidades membros da Aliança Pelotas. Em reunião-almoço ocorreu no dia 22 de maio no Tourist Executive Hotel, o encontro reuniu lideranças empresariais e políticas do município e contou com a apresentação dos dados da pesquisa intitulada: “Persona – Quem são e o que pensam os gaúchos?”, realizada pelo Grupo RBS.
Na divulgação do conteúdo, considerado um dos mais completos levantamentos já realizados sobre a identidade rio-grandense, estiveram presentes o CEO de Mídias da RBS, Cláudio Toigo Filho, e o diretor-executivo de Marketing da RBS, Marcelo Leite. A Associação Rural de Pelotas foi representada pela sua presidente Carolina Peró Osório entre outros diretores e associados.
A pesquisa
O levantamento foi elaborado a partir de 1,8 mil entrevistas com pessoas de diferentes regiões do Estado e descobriu que existem cinco tipos de perfis entre a população, agrupados conforme a identificação de cada um com a cultura regional: “Gaúcho fiel (35%)”, “Gaúcho raiz (14%)”, “Gaúcho não praticante (24%)”, “Gaúcho exportação (14%)” e “Gaúcho desapegado (13%)”.
Entre as curiosidades reveladas pela pesquisa, a análise dos dados revelou que os perfis extremos não são diferenciados pela idade, mas sim por fatores como escolaridade, estrutura familiar e renda.
A triagem considerou também o perfil empreendedor e a relação de cada perfil com as marcas locais, além de comparar os resultados entre as regiões do Estado e ainda com os dados de pessoas entrevistadas na região metropolitana de São Paulo.
Além disso, 28 pessoas de diferentes cidades, faixas etárias e profissões contribuíram para a pesquisa concedendo entrevistas mais aprofundadas sobre as descobertas. O estudo contou, ainda, com a participação de seis especialistas em cultura e comportamento.