Festival Centenário Antoninha Berchon tem novidades

O 1º Festival “Cultural, Artístico, Esportivo e Campeiro”, em homenagem ao Centenário de Dona Antoninha Berchon Sampaio, transferido devido à paralisação dos caminhoneiros,  segue em ritmo de finalização dos trabalhos, pois os organizadores do evento não pararam e anunciam novidades para esta primeira edição, que ocorre nos dias 7, 8 e 9 de setembro, no parque de exposições Ildefonso Simões Lopes, na Associação Rural de Pelotas (ARP).  Este 1º Festival tem na coordenação e execução a Fundação Antoninha Berchon, em parceria com a 26ª Região Tradicionalista e o apoio da Associação Rural de Pelotas.

A primeira novidade é que o Festival ganhou mais uma tarde, pois as atividades do rodeio campeiro iniciam no dia 7 de setembro, feriado da Independência, a partir das 14h. com as provas de laço, para a qual são esperados pelo menos 100 laçadores. As inscrições podem ser feitas no dia. A gineteada começa no sábado, por volta das 17h, com a expectativa de participação de 50 ginetes. Para as crianças haverá a modalidade de laço em Vaca Parada, no domingo (09). Outra mudança ocorre na abertura oficial do evento, que será no sábado (08), às 15h, com desfile temático das entidades tradicionalistas envolvidas. Também no sábado, às 20h, ocorre Show-Baile, com a animação de Alci Vieira Júnior e banda.

As apresentações artísticas culturais iniciam no sábado, com a Mostra Escolar Tradicionalista e seguem durante todo o fim de semana. O período de confirmação e novas inscrições ocorre de 27 a 31 de agosto, no e-mail artisticocultural26rt@gmail.com. São esperados em torno de mil participantes nas mais diversas modalidades tradicionalistas:  Danças Tradicionais nas Categorias Infantil, Mirim, Juvenil, Adulta  e Veterana; Dança de Salão nas categorias Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana; Solista Vocal Masculino e Feminino – Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana; DeclamaçãoMasculina e Feminina – Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana; Chula até 14 e 15 anos ou mais; Instrumental (gaita, violão, gaita de boca, bandoneon, rabeca, violino) até 14 e 15 ou mais; Mostra Folclórica, Concurso Literário (categoria com inscrições já encerradas) e Rodeio Esportivo com as modalidades de truco e bocha.

O coordenador das festividades, Carlos Souza Gonçalves, explica que o evento tem por finalidade a preservação, valorização e divulgação das artes, da tradição, dos usos e costumes e da cultura popular do Rio Grande do Sul. “Além disso, vamos homenagear esta figura humana ímpar, Dona Antoninha, que tanto valorizou nossa arte e artistas, nas diversas modalidades e expressões”.

O parque funcionará na sexta feira (07), das 14h às 22h; no sábado (08), das 7h às 24h e, no domingo (09), das 7h às 22h. O ingresso para concorrente será de R$ 3,00 para um dia e R$ 5,00 para dois dias e para o público em geral R$ 5,00 para um dia e R$ 8,00 para os dois dias. Toda a renda da portaria reverterá em favor da Associação dos Amigos do Museu da Baronesa. O valor do estacionamento será de R$ 10,00 e R$ 15,00, para um e dois dias respectivamente.

São esperados em torno de cinco a sete mil pessoas, nos três dias. Haverá espaço para acampamento, com boas condições, luz, água e sanitários, informa Gonçalves. Podem participar todos os interessados no Tradicionalismo Gaúcho, tais como integrantes de associações de criadores de cavalos, cavaleiros, tradicionalistas, amantes da culinária, música e costumes regionais, oriundo de todo o Rio Grande do Sul, outros estados da federação e de países do Mercosul, como Argentina e Uruguai. Também haverá espaço para expositores.

Informações e contatos

Geral: (53) 99103-3410 com Carlos ou (53) 98487-8795 com Hilda

Alojamento e expositores  (53) 98431-8988, com Patrícia.

Campeira (53) 98421-1730 com Elton

Artística/Cultural (53) 98449-6737 com Ana Paula

Esta entrada foi publicada em Destaque Capa, Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.