Festival “Cultural, Artístico, Esportivo e Campeiro” começa nesta sexta-feira

Está chegando a hora. Começa nesta sexta-feira (07), feriado da Independência, o 1º Festival “Cultural, Artístico, Esportivo e Campeiro”, em homenagem ao Centenário de Dona Antoninha Berchon Sampaio. O evento abre as comemorações da Semana Farroupilha da 26ª Região Tradicionalista, que neste ano recebe o nome de Antoninha Berchon, e ocorre até domingo (09), no parque de exposições Ildefonso Simões Lopes, na Associação Rural de Pelotas (ARP).  O 1º Festival tem na coordenação e execução a Fundação Centenário Antoninha Berchon, em parceria com a 26ª Região Tradicionalista e o apoio da Associação Rural de Pelotas (ARP) e Associação dos Cavaleiros da Costa Doce.

O coordenador das festividades, Carlos Souza Gonçalves, explica que o evento tem por finalidade a preservação, valorização e divulgação das artes, da tradição, dos usos e costumes e da cultura popular do Rio Grande do Sul. “Além disso, vamos homenagear esta figura humana ímpar, Dona Antoninha, que tanto valorizou nossa arte e artistas, nas diversas modalidades e expressões”. Segundo ele, trata-se de uma excelente opção de passeio para a família, com uma diversidade de atividades da cultura tradicionalista gaúcha, em ambiente aprazível, seguro e acolhedor, que é o parque da Associação Rural.

A expectativa de público é de 30 mil pessoas, nos três dias. Devem participar os interessados no Tradicionalismo Gaúcho, tais como integrantes de associações de criadores de cavalos, cavaleiros, tradicionalistas, amantes da culinária, música e costumes regionais, oriundo de todo o Rio Grande do Sul, outros estados da federação e de países do Mercosul, como Argentina e Uruguai.

A programação prevê uma série de atividades artísticas, culturais, esportivas e campeiras. No primeiro dia (7), feriado da Independência, as atividades do rodeio campeiro iniciam a partir das 14h. com as provas de laço, para a qual são esperados pelo menos 100 laçadores. As inscrições podem ser feitas no dia. Ainda na sexta,  às 15h, no palco 1, Pavilhão de Eventos Jorge Gertum, ocorre a palestra e mostra sobre Tropeirismo, com Marco Aurélio Angeli e Válter Fraga Nunes. Outra palestra, sobre a homenageada Antoninha Berchon, A Dama da Cultura, ocorre no sábado (8), às 16h, com os integrantes do Instituto Histórico Geográfico do Capão do Leão, Jairo Umberto Costa e Carlos Eugênio Costa da Silva.

A gineteada começa no sábado, por volta das 17h, com a expectativa de participação de 50 ginetes. Para as crianças haverá a modalidade de laço em Vaca Parada, no domingo (09). A abertura oficial do evento será no sábado (08), às 15h, com desfile temático das entidades tradicionalistas envolvidas. Também no sábado, às 20h, ocorre Show-Baile, com a animação de Alci Vieira Júnior e banda.

As apresentações artísticas culturais também iniciam no sábado, com a Mostra Escolar Tradicionalista e seguem durante todo o fim de semana. São esperados em torno de mil participantes nas mais diversas modalidades tradicionalistas:  Danças Tradicionais nas Categorias Infantil, Mirim, Juvenil, Adulta  e Veterana; Dança de Salão nas categorias Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana; Solista Vocal Masculino e Feminino – Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana; DeclamaçãoMasculina e Feminina – Mirim, Juvenil, Adulta e Veterana; Chula até 14 e 15 anos ou mais; Instrumental (gaita, violão, gaita de boca, bandoneon, rabeca, violino) até 14 e 15 ou mais. Haverá ainda Mostra Folclórica, Concurso Literário e Rodeio Esportivo, com as modalidades de truco e bocha.

O parque funcionará na sexta feira (07), das 14h às 22h; no sábado (08), das 7h às 24h e, no domingo (09), das 7h às 22h. Os ingressos custam R$ 10,00 para os três dias (pulseira vermelha) ou R$ 5,00 por dia (ticket). Idosos  pagam meia entrada e crianças até dez anos não pagam. Patrões e titulados identificados também não pagam. Aos participantes da Mostra Escolar (escolas) será fornecida pulseira verde para o sábado. Toda a renda da portaria reverterá em favor da Associação dos Amigos do Museu da Baronesa.

O valor do estacionamento será de R$ 10,00 (unitário) e R$ 15,00, o adesivo para os três dias. O acesso de veículos será somente pela portaria da avenida Salgado Filho. Haverá espaço para acampamento, com boas condições, luz, água e sanitários e também para expositores.

Informações e contatos

Geral: (53) 99103-3410 com Carlos ou (53) 98487-8795 com Hilda