Conferência Rural abre a agenda da 92ª Expofeira

Teve início na manhã de segunda-feira (8), a 92ª Expofeira Pelotas. As primeiras atividades realizadas integram a programação da Conferência Rural da Zona Sul, que acontece em paralelo, agenda na qual estão inclusas palestras, simpósios e mesas de debate. As apresentações de Lisandro Amaral e do grupo Alma Musiqueira abriram a semana de shows da feira, que vai até o domingo dia 14. Até a sexta-feira, dia 12, a entrada no Parque de Exposições é gratuita.

No turno da manhã, as primeiras movimentações de público ocorreram na Casa da Amizade, onde foi realizado o 17º Simpósio de Ovinocultura da Região Sul, promovido pela Casa da Ovelha, com o apoio do Senar. Ao mesmo tempo ocorreu o encontro do Comitê de Recursos Hídricos da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo, no auditório da Farsul/Senar. Na vetesul, teve início a semana acadêmica da Veterinária, organizada pela faculdade de Veterinária da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Carolina Luiza Peró Osório, presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), realizadora da Expofeira junto ao Sindicato Rural do município, fez o discurso de abertura dos primeiros eventos e salientou a importância do debate científico no meio rural. “Para nós é uma grande satisfação receber a todos os presentes e principalmente por abrir esses importantes espaços de discussão, que com certeza vão nos trazer resultados no futuro”, diz.

No turno da tarde, ainda ocorreram diversas atividades, entre elas os seminários Os Desafios do Serviço de Inspeção Municipal, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Pelotas, e o Manejo de Plantas Cultivadas em Substratos, organizado pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPel) em parceria com o CAVG, a Embrapa e a UFPel. Além disso, o parque recebeu os primeiros animais do período, com o ingresso das aves. Já a programação cultural contou com os shows de Lisandro Amaral e Alma Musiqueira, além da abertura do projeto Arte na Rural.

Atrações para a terça-feira

O segundo dia de Expofeira está com a programação repleta de atrações. No turno da manhã, uma das atividades que deverá receber importante público é o Simpósio de Bovinocultura de Corte, a partir das 8h, na Casa da Amizade. Outra atração da manhã será o seminário da Agaflor, sob o tema Florestas Plantadas, a partir das 8h, na AEAPel.

Também entrará em pauta o cultivo de cogumelos, em conversa técnica no Núcleo do gado holandês às 8h30min, a vitivinicultura e olivicultura, que terá um seminário junto ao Salão do Azeite e do Vinho, no auditório da Farsul/Senar às 14h, as questões legais da sucessão familiar no agronegócio, no seminário de direito, promovido pela UCPel às 19h, além do seminário sobre agricultura de precisão, na AEAPel, também as 19h.

À noite acontecem também o leilão Montana, às 19h no Pavilhão Álvaro Azevedo, e o show de Os Serranos, às 21h no pavilhão Jorge Gertum, com entrada gratuita. Carros pagam a taxa de estacionamento. A programação completa pode ser acessada aqui (http://www.associacaoruraldepelotas.com.br/site/expofeira/programacao/) e nas redes sociais da Associação Rural de Pelotas.

Agenda de Leilões

LUIZ MARENCO

12 de outubro, 21h – entrada gratuita

CÉSAR OLIVEIRA E ROGÉRIO MELO

13 de outubro, 21h – Ingresso na entrada (acesso à feira e show)

Esta entrada foi publicada em Destaque Capa, Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.