Ovinocultores participam de seminário sobre melhoramento no Uruguai

Ovinocultores e técnicos brasileiros participaram do 4º Seminário de Melhoramento Genético em Ovinos, realizado entre os dias 19 e 20 de novembro em Salto, no Uruguai. O evento foi promovido pelo Secretariado Uruguai de La Lana (Sul) e Instituto de Investigación Agropecuária (INIA) do país vizinho.

A missão brasileira contou com 17 integrantes entre veterinários, zootecnistas, técnicos da Arco, agrônomos e ovinocultores interessados no melhoramento genético brasileiro. Estiveram presentes membros da Associação Brasileira de Criadores de Corriedale, da Casa da Ovelha/ARP, dos Sindicatos Rurais de Pelotas, Pedras Altas, Bagé, Uruguaiana e Herval, além do Senar e da Farsul. As raças representadas foram: Ideal, Corriedale, Texel, Border Leicester e Naturalmente Colorido.

De acordo com Cristina Soares Ribeiro, presidente da Casa da Ovelha e da ABCCorriedale, este programa de evolução genética, do qual fazem parte 12 raças, 90 Cabanhas e 25 mil ovinos ao ano, promove análises de 20 características relacionadas ao crescimento, quantidade e qualidade da lã e carne, reprodução, partos gemelares, resistência a parasitas, etc. “Graças a estes índices se pode saber qual genética dará melhor resultado econômico para determinado sistema, resultando em melhoras, ganhos e êxitos”, diz.

 

Esta entrada foi publicada em Destaque Capa, Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.