Abertura Oficial da 94ª Expofeira Pelotas Digital é nesta quinta-feira

Evento será transmitido ao vivo, a partir das 19h, em www.expofeirapelotas.com.br

Nesta quinta-feira (8), a partir das 19h, ocorre a Abertura Oficial da 94ª Expofeira Pelotas Digital. A cerimônia será transmitida ao vivo na plataforma digital desenvolvida especialmente para a feira deste ano: www.expofeirapelotas.com.br. Para acessar, basta clicar no ícone “Centro de Convenções” e, em seguida, em “Auditório 5”. Além do presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), Rodrigo Gonzalez, o evento contará com a participação dos presidentes do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner, e da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Pereira.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, e autoridades da região também devem compor o quadro de participantes da live. “A adaptação para o digital foi fundamental para a perpetuação da nossa história. Em várias ocasiões, a Associação precisou se reinventar e, em 2020, não foi diferente”, afirma Gonzalez.

A Expofeira vai até a próxima segunda (12), quando a ARP completa 122 anos, com transmissão ao vivo na plataforma imersiva que simula o Parque Ildefonso Simões Lopes. A programação, com leilões, julgamentos de raças, atividades técnico-científicas e o ciclo de debates Momentos Masters, já registrou 10 mil acessos.

Leilão

O primeiro remate da feira, o 22º Leilão Montana, realizado nesta terça (6), atingiu o faturamento de R$ 285,8 mil – o que representa um acréscimo de 10% comparado ao último ano.

O novo formato, sem público e transmitido ao vivo, ainda captou mercado fora do território gaúcho, com a venda de três touros para compradores de Minas Gerais. “O novo normal trouxe mais facilidades. Agora conseguimos vender para quem está em casa, do outro lado do país”, analisa o leiloeiro Eduardo Knorr.

O destaque da primeira noite ficou com o bovino de lote 8, integrante do trio reservado como grande campeão no Julgamento da raça Montana, comercializado em R$16 mil. A expectativa do leiloeiro é que a agenda de negócios de 2020 seja finalizada com um acréscimo de até 20%, graças ao apoio da tecnologia e ao momento favorável ao agronegócio.

Na noite desta quarta (7), às 19h, é a vez do 3ª Remate Angus Recalada, da Cabanha Recalada. O leilão também será transmitido ao vivo pela plataforma da Expofeira Pelotas, no ícone “Leilões”.

Agricultura familiar

A tradicional Feira da Agricultura Familiar também foi adaptada ao mundo digital e oferecerá os produtos de 20 expositores por meio da plataforma on-line da Expofeira. Quem preferir, poderá ir presencialmente até o Parque Ildefonso Simões Lopes, onde vai estar disponível um drive thru instalado ao lado do pavilhão Jorge Gertum, nos dias 10, 11 e 12, das 10h às 19h.

Atrações culturais

Em sua 5ª edição, o Arte na Rural se reinventa digitalmente e lançou um leilão virtual de arte, com transmissão ao vivo marcada para quinta (8), às 20h30, no ícone “Leilões” da plataforma. Serão ofertadas as obras dos artistas regionais Alexandre Letnin, Helena Pinto Ferreira, Carla Thiel, Mario Schuster, David Conde, Patrícia Winkler, Débora Blank, Paulo Rossi, Duda Gonçalves, Ronaldo Fossati, Georges Conde, Stela Terra, Gordo 17, Vivian Herzog, Harly Couto e Zeca Nogueira. O catálogo com as peças está disponível no mesmo espaço.

E para inspirar o almoço do final de semana, o assador profissional e influenciador digital Marcelo Bolinha, e o chef Márcio Ávila ensinam o passo a passo de uma desossa para churrasco no sábado (10), às 10h, na live Do Fogo pra tua Casa, no ícone “Pista de Julgamentos”, na plataforma.

Expofeira

A Expofeira de Pelotas é a segunda maior exposição agropecuária do Estado, com a entrada de cerca de mil animais, e reúne representantes de 14 cadeias ligadas ao setor. Responsável por fortalecer o elo entre produção, mercado, pesquisa, tecnologia e serviços, só no ano passado, a feira recebeu 70 mil pessoas e movimentou R$ 40 milhões através da comercialização de animais, máquinas, produtos e serviços. Cadastre-se e veja a programação completa da 94ª Expofeira Pelotas Digital em www.expofeirapelotas.com.br.

A 94ª Expofeira Pelotas Digital é apresentado pelo Banrisul; realizado pela Associação Rural de Pelotas (ARP) e o Sindicato Rural de Pelotas (SRP); co-realizado pela Embrapa, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Governo Federal; produzido pela X13 Soluções; com patrocínio do Governo do Estado, Banco do Brasil, Caixa Econômica, e Governo Federal; e apoio do Irga, Badesul, BRDE, Sebrae, Fecomércio/RS, Sesc, UFPel/Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Sicredi, Osirnet, Ecosul, Biscoitos Zezé, Senar, Aliança Pelotas, ABCCC, e Arrozeira Pelotas.