Raça Angus define os grandes campeões da Expofeira Pelotas

A raça Angus iniciou suas atividades na 95ª Expofeira Pelotas, na manhã desta quarta-feira (06), com o julgamento dos grandes campeões da 16ª Exposição de Rústicos Angus de Pelotas. Nos machos PO, o trio grande campeão foi o lote 6 (Tatuagens 40, 39, 34), do criador José Bernardo Terra Cardozo, da Estância Padroeira, de Santa Vitória do Palmar. O melhor touro PO foi o Tatuagem TE39, do criador Fábio Langlois Ruivo, da Cabanha Recalada, de Capão do Leão. O exemplar será ofertado no 4º Remate Angus Recalada, na noite desta quarta-feira (06).

Participaram 17 trios de fêmeas e machos PO e PC de oito criadores da região. A presidente do Núcleo Sudeste de Criadores Angus, Claudia Talavera Campos, destacou a retomada das atividades presenciais da raça, que trouxe 17 trios de oito expositores e atraiu um bom público ao parque Ildefonso Simões Lopes, durante o julgamento. “A raça assim como as demais vem retomando as atividades aos poucos com boa participação na Expointer e em outras Expofeiras”. Os próximos eventos devem ocorrer em Santa Vitória do Palmar e Jaguarão.

Segundo o jurado Juliano Leon, o nível dos animais colocados em pista foi muito bom, o que não o surpreendeu tendo em vista que a praça é bastante qualificada. “Os criadores aqui da região Sul são extremamente selecionadores, levam alguns conceitos de seleção em prática, tornando o trabalho do jurado um pouco mais difícil”, destacou.

Nesta quinta-feira (07) ocorrem os julgamentos dos cavalos crioulos, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na pista de julgamentos com transmissão pela plataforma do evento. Estão presentes no parque 92 animais entre a mostra morfológica e concentração de machos. O jurado da morfologia é Daniel de Souza Mello.

Do gado de corte, das 9h às 11h, ocorre o julgamentos das raças Hereford e  Braford. O jurado é o médico veterinário Pedro Gonzalez Brasil, membro do Conselho Deliberativo Técnico (CDT) da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), com atuação desde 1968 como inspetor técnico da entidade, somando mais de 50 anos de experiência com as raças Hereford e Braford. Entram em pista para julgamento 40 animais.

Resultados Julgamento Angus

Fêmeas PO

Trio Grande Campeão

Lote 4 – Tatuagens 257, 253, 250 e 282

Campeã PO – Recalada 282 REsource TE 178

Lote 3  – Tatuagens 322, 316 e 302

Cabanha Recalada, de Fábio Langlois Ruivo, de Capão do Leão

Terceiro melhor trio Lote 1 – Tatuagens 41, 35 e 32

Estância Padroeira, de José Bernardo Terra Cardozo, de Santa Vitória do Palmar (RS)

Fêmeas PC

Trio grande campeão

Lote 5 – Tatuagens 522, 500 e 484

Melhor fêmea PC

Tatuagem 522 Estância Passo Comprido – César Augusto Rabassa Hax – de Santa Vitória do Palmar

Machos PO

Trio Grande Campeão

lote 6  – Tatuagens 40, 39 e 34

Estância Padroeira – José Bernardo Terra Cardoso – Santa Vitória do Palmar

Lote 8  – Tatuagens 330, 312 e 297

Terceiro melhor trio

lote 11 – Tatuagens TE39, 262 e 240

Cabanha Recalada, Fábio Ruivo – Capão do Leão

Melhor macho PO da exposição

Lote 11 – Recalada TE39 Net Worth TE1638

Machos PC

Trio grande campeão

Lote 13  Tatuagens 2617, 2645 e 2631

Melhor macho PC -  Tradição 2631

Terceiro melhor trio

Lote 14 – Tatuagens 2600, 2601 e 2636

Estância Tradição – Parceria Rotta Assis – Santa Vitória do Palmar

Lote 16 – Tatuagens 357, 349 e 351

Estância Três Marias – Francisco Azambuja Amaral – Santa Vitória do Palmar

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.