conheça o parque

O parque foi inaugurado no dia 3 de outubro de 1945 e o seu nome homenageia o pelotense Ildefonso Simões Lopes, neto do Visconde da Graça, que exerceu o cargo de ministro da Agricultura, no governo de Epitácio Pessoa. Atualmente várias entidades ligadas ao setor agropecuário tem sua sede no parque, com a realização de feiras comerciais e industriais no local, regularmente. A EXPOFEIRA é o mais importante evento da ARP e projeta o município nacionalmente, pela sua contribuição ao setor agropecuário e se constituindo numa das maiores exposições-feira do gênero no Estado.

A Associação Rural de Pelotas (ARP) surgiu como Sociedade Agrícola Pastoril do Rio Grande do Sul, em 12 de outubro de 1898, numa época de crise da principal atividade econômica do município: as charqueadas.