Ciclo de Palestras é um dos destaques da programação

Ocorre ao longo do dia de hoje (6), no auditório da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPel), localizado na Associação Rural de Pelotas (ARP), o Ciclo de Palestras do Ministério da Agricultura.

Segundo o engenheiro agrônomo e chefe da unidade técnica do Ministério da Agricultura em Pelotas, Francisco Bicca, o ciclo de palestras é um meio de promover a integração do Ministério com a comunidade. “A ideia principal é tirar dúvidas dos produtores quanto à legislação e divulgar os programas relacionados à fiscalização e políticas agrícolas”.

Um dos temas tratados no ciclo de palestras é a importância do serviço sanidade vegetal do Ministério da Agricultura no RS, palestra que será ministrada pelo engenheiro agrônomo Jairo Carbonari. A meta é buscar esclarecer os produtores sobre as exigências necessárias para a exportação e importação de vegetais, destacando ainda a importância do tema para a região. “É importante pela proximidade com o porto de Rio Grande e porque a região é um reconhecido polo na produção de grãos”.

Além da importação e exportação de vegetais, serão tratados temas relacionados ao uso de fertilizantes, alimentação animal e abate de bovinos. Segundo Francisco Bicca, o ciclo de palestras abrange varias áreas da cultura agrícola, o que é importante pela diversificação do público da feira.

Programação:

10h -  A importância do Serviço Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura no RS - Considerações sobre a importação e exportação de vegetais e  seus produtos – Eng. Agrº. Jairo Carbonari – SSV/RS

11h – A Fiscalização de Fertilizantes, Corretivos e Inoculantes no Rio Grande do Sul.  Eng. Agrº. Henrique Bley – SEFIA/RS

14h – As indicações Geográficas de produtos agropecuários no Estado do RS. Med. Veterinária Ana Stepan – Chefe do DEPDAG-RS

15h – Produtos para Alimentação Animal: Segurança na Fabricação e Uso.  Zootecnista Eduardo Castro da Costa – SEFIP-RS – UTRA SANTA MARIA

16h – Tecnologia de abate de bovinos com Inspeção Federal – Med. Veterinário Carlos Alberto Cony – UTRA PELOTAS