Tarde de julgamentos na Associação Rural de Pelotas

Na tarde desta terça (11) ocorreu o julgamento de inúmeras raças na 85ª Expofeira. O dia ensolarado fez com que o público acompanhasse na Pista Central Guilherme Minssen, as avaliações das raças Holandesa, Gir Leiteiro e Pardo Suíço. Também foram julgados os pôneis, que chamaram a atenção das pessoas, principalmente das crianças que circulavam pelo Parque Ildefonso Simões Lopes.

Inicialmente, as vacas Holandesas foram para a análise. Ao todo, 90 animais foram a julgamento em 15 categorias diferentes. O jurado encarregado era José Ferreira, da Cabanha Espinilho de Pantano Grande, localizada no Rio Grande do Sul. Segundo Ferreira, o sistema mamário era a característica mais importante. “A raça se destaca pela boa produtividade e pelo leite, que é o mais comercializado em todo o mundo”.

Logo após, foi a vez do Pardo Suíço. Eram somente quatro animais, sendo que todos pertenciam a Wilson Oliveira, da Cabanha Rodeio dos Pardos. Para avaliar os animais o professor Carlos Alberto Petis buscava harmonia. “A raça tem dupla aptidão, ou seja, produz carne e leite, e por isso, o equilíbrio é importante”, disse.

Ainda durante a tarde de hoje, foi avaliada a raça Gir Leiteiro. Os animais, que se destacam pelo leite de baixo custo, pela rusticidade e por serem muitos dóceis, estavam sendo analisados por Leonardo Moreira, da CRV Lagoa. Ao todo, 18 animais estavam concorrendo em oito categorias. Entre os critérios avaliados, a inserção do cupim, a longevidade, a precocidade e a característica leiteira tinham maior importância. Os animais vieram de Cabanhas de Novo Hamburgo, Estrela e Caxias do Sul.

O coordenador do Núcleo Gaúcho, José Amaral, disse acreditar que participar de exposições é importante para fortalecer a raça, que tem o Estado de Minas Gerais como grande produtor.