ARP entrega Mérito Rural e Medalha Nunes Vieira

O médico veterinário e produtor rural, Genuino Farias Ferreira, recebe o Mérito Rural 2017, na noite de quinta-feira (12), às 19h, durante cerimônia no Salão Nobre da Associação Rural de Pelotas (ARP), quando será aberta oficialmente a exposição. O presidente da entidade, José Luiz Martins Costa Kessler, explica que o título é dedicado às pessoas que se destacam no desenvolvimento de setores do agronegócio estadual e nacional.

O Mérito Rural é a outorga máxima da entidade e destina-se a distinguir anualmente, um profissional, titulado ou não, que se distingue por sua atuação em pelo menos uma das áreas relativas ao setor primário como pesquisa, ensino, extensão, produção, agroindústria ou desenvolvimento socioeconômico do agronegócio.

Na mesma cerimônia, será concedida também a Medalha Doutor Nunes Vieira ao ex-presidente da Associação Rural de Pelotas (ARP), José Fernando Quadros de Leon, pelos relevantes serviços prestados à entidade. “Sempre foi um orgulho fazer parte de um ambiente tão saudável como o da Associação Rural de Pelotas”, diz o homenageado.

Genuino Farias Ferreira é natural de Pelotas. Médico veterinário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pertence à quarta geração da família na produção rural, que tem sua origem desde 1823, na Estância Real do Bojuru, em São José do Norte. Ao longo dos anos dedicou sua vida à atividade rural, na Fazenda Calafate, em Rio Grande, especialmente, na produção de bovinos da raça Angus, com mais de 60 anos de seleção, cavalo crioulo, ovinos e arroz. Mantém-se em atividade na administração conjunta da Calafate, com sua filha Ana Carolina e o neto Victor.

Foi presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), em duas gestões de 1955 a 1960. Foi diretor da Associação Rural de Pelotas (ARP), em diferentes gestões.

Medalha

Nascido em Dom Pedrito, em 30 de agosto de 1946, José Fernando Quadros De Leon, cursou o ensino fundamental em Dom Pedrito e o ensino médio, no Colégio Júlio de Castilhos em Porto Alegre. Formado em Medicina pela UFPel,especializou-se em Nefrologia e foi o criador da primeira Unidade de Hemodiálise da Região Sul, na Sociedade Portuguesa de Beneficência, em Pelotas.

Criador de gado Jersey, desde 1984, é sócio da Associação de Criadores de Gado Jersey do RS (ACGJRS). Foi presidente do Núcleo de Criadores de Gado Jersey de Pelotas e da ACGJRS. Desde 2001, faz parte da diretoria da Associação Rural de Pelotas, sendo vice-presidente por quatro gestões e presidente, no biênio 2013-2015. Atualmente preside o Conselho Consultivo da entidade.