O primeiro dia de debates na 91ª Expofeira começou com Simpósio de Ovinos

Como já é tradição, a semana na 91ª Expofeira Pelotas começou com o 16º Simpósio de Ovinocultura da Região Sul, que integrou a Conferência Rural da Zona Sul e registrou um grande público, entre estudantes de Zootecnia, Veterinária, produtores e profissionais das áreas, na Casa da Amizade. Promovido pela Associação dos Médicos Veterinários da Zona Sul (Vetesul), Casa da Ovelha e Faculdades de Veterinária, Zootecnia e de Agronomia da UFPel, o evento trouxe importantes palestras sobre criação de cordeiros e mercado mundial, confinamento de ovinos, cuidados e nutrição. Entre os destaques, tema sobre as Miíases nos ovinos e em seres humanos, mostrando as perdas, altos custos e grandes riscos para a saúde. Estiveram presentes técnicos do Brasil e Uruguai, apresentando o projeto-piloto para o controle e erradicação da mosca da bicheira no Brasil, fortalecendo o trabalho realizado nos vizinhos Uruguai, Argentina e Paraguai, assim como já feito nos Estados Unidos e Panamá.

Outro grande destaque da segunda-feira (09) e estreante na 91ª Expofeira Pelotas foi o Seminário de Gestão Pública e Desenvolvimento Territorial. Evento organizado pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), trouxe para o debate aspectos relevantes na percepção do desenvolvimento regional e propôs a análise de estratégias que propiciem alcançar o que se espera frente ao imenso potencial que se dispõe. Entre os palestrantes, nomes como o do professor Ezequiel Megiato, que apresentou o trabalho do Escritório de Desenvolvimento Regional como grande observatório da região Sul, e o que se busca e se pode aprender com a experiência italiana da Universidade de Milão.

Os representantes da Federasul, a presidente Simone Leite, o vice-presidente de integração Rodrigo Costa e o vice-presidente Sebastião Ventura, integraram o painel Engajamento Cívico e Protagonismo, que abordam a participação da sociedade civil e das instituições, para conquista do espaço político necessário ao desenvolvimento. A classe produtiva precisa assumir o protagonismo político para não terceirizar as responsabilidades, defendeu a presidente da Federasul, Simone Leite. Segundo ela, está nas mãos da classe produtiva liderar e transformar e lembrou que a Federasul, inclusive, criou a Escola de Líderes, para ajudar na formação de lideranças.

O ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, falou sobre Liderança Política e o que aprendeu sobre a Moderna Gestão Pública em seus estudos na Universidade de Columbia. O ex-prefeito focou em gestão pública eficiente, disse ser a favor das privatizações e falou sobre sua experiência como prefeito de Pelotas.

O consultor Mateus Bandeira, do Partido Novo, falou sobre o  que visualiza para o País e para o Estado depois da crise política e econômica em que se vive. Ele enfatizou a necessidade da participação da sociedade no processo político e disse que o sistema político está falido.

Fotos: Edu Rickes