Dia da Raça Angus no parque de exposições da 91ª Expofeira

Nesta quarta-feira (11), a programação gira em torno da raça Angus, com julgamento da Exposição Ranqueada, a partir das 9h, na pista de rústicos (E) e continuação à tarde, a partir das 14h. A expectativa do presidente do Núcleo Sudeste Angus, Luiz Renato Leite Reis, é de participação em torno de 80 animais, entre machos e fêmeas das categorias PO e PC. O jurado é o técnico uruguaio Marcos Berruti, que se destaca pela forma didática em que apresenta suas decisões e pareceres sobre os animais apresentados, diz o presidente. “A Zona Sul é sem dúvida, hoje, polo genético da raça Angus no Estado, o que é perfeitamente demonstrado não só nas exposições morfológicas como Esteio, mas também nas avaliações de índices em programas deste fim”. Segundo ele, cabanhas da região sempre recebem os primeiros prêmios. Também nos concursos de carcaças Angus, promovidos pela Associação Brasileira de Angus (ABA) em conjunto com os frigorificos credenciados pelo programa de carne, os associados do Núcleo Sudeste, por três anos consecutivos, conquistam o primeiro e segundo lugares. “No último ano, o primeiro e segundo prêmio foram recebidos pela Granjas 4 Irmãos e o terceiro lugar à Agropecuária Marini. No ano anterior, esta última conquistou o segundo lugar, cabendo o primeiro à Cabanha Santa Eulália. No final da tarde, às 17h30, ocorre o leilão Angus Pretas e Coloradas, a cargo do Núcleo Sudeste Angus.

Conferência

As palestras, seminários e semanas acadêmicas da Conferência Rural da Zona Sul continuam nesta quarta-feira (11), a partir das 8h30 com as Semanas Acadêmicas da Zootecnia, Veterinária e Engenharias Industrial Madeireira e Agrícola. Às 8h30 começa o 8º Seminário Turismo Rural na Costa Doce, no auditório Juntos para Competir, promoção da Associação de Cavaleiros da Costa Doce. Durante todo o dia, ocorrem também minicursos sobre Análise funcional de bovinos de corte, às 10h30; Hereford e Braford, 19h. Estão previstos ainda, Seminários de Equinos, sobre Estratégias para Proteção de Plantas e dos Fungicidas, Arroz Irrigado e Gestão e Segurança na propriedade rural.

Shows. Nesta quarta-feira (11), ocorre a festa Esquenta Oktoberfest Pelotas regado a muito chope e música boa e entrada gratuita. A música fica por conta da Banda Flor da Serra, Moisés Soares, Banda Farroupilha, Pablo Turri e Jackson Teixeira. Antes, às 19h, no Pavilhão Jorge Gertum, estão programadas apresentações regionais às 16h, a cargo do CTG Cancela Grande e às 17h, CTG Carreteiros do Sul (Adulto).

Luciara Schneid

Assessora de Imprensa

RP 7540

(53) 98101-4625 (Só WhatsApp)