Jantar presta homenagem aos 120 anos da ARP

O pioneirismo e a longevidade do trabalho de uma das mais tradicionais instituições do agronegócio no país foi reverenciado na noite de quinta, 11 de outubro. Em jantar realizado no seu salão nobre, foi comemorado o aniversário de 120 anos da Associação Rural de Pelotas (ARP). No mesmo evento, ocorreu em paralelo a posse do novo presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Com o espaço lotado, tendo a presença de produtores do município e região, autoridades políticas e militares, apoiadores, patrocinadores e da imprensa, o evento integrou a agenda da 92ª Expofeira Pelotas. Além das celebrações alusivas à efeméride, também foram entregues na ocasião os prêmios Mérito Rural e a Medalha José Cypriano Nunes Vieira.

Carolina Peró Osório, presidente da ARP, em seu discurso na abertura do encontro, falou sobre a satisfação em dirigir a entidade em um momento tão relevante de sua história, contribuindo para o desenvolvimento e fomento do agronegócio na região. “Para mim é um orgulho muito grande fazer parte dessa comemoração, pois acompanho há algum tempo o trabalho dessa casa, do qual fizeram parte muitos de meus familiares, e hoje podemos ver na nossa Expofeira a evolução de um trabalho feito com muito comprometimento dos produtores”, diz.

Francisco Fleck toma posse na ABCCC

Eleito por aclamação na Expointer, em agosto, o novo presidente da ABCCC Francisco Kessler Fleck tomou posse na ocasião. O presidente, e os demais membros de sua chapa, assumem a diretoria em sucessão à gestão de Eduardo Móglia Suñe.

Os Homenageados da ARP

Mérito Rural

Jarbas Luft Knorr nasceu em Jaguarão em 17 de março de 1932. Fundou em Pelotas a empresa Knorr Remates em 1960, a qual dirige até hoje, junto ao filho Eduardo.

Ao longo de quase sessenta anos, desenvolveu intensa atividade profissional especialmente no ramo da comercialização de animais, tanto as diferentes raças de bovinos quanto equinos e ovinos, no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.

Foi pioneiro na realização de remates de elite de cavalos Crioulos e em remates especializados de novilhos. Além disso, foi o primeiro presidente e um dos fundadores do Sindicato dos Leiloeiros Rurais do RS, sendo posteriormente reeleito por vários mandatos.

Em 1998 recebeu a medalha Nunes Vieira, concedida pela Associação Rural de Pelotas, em reconhecimento aos serviços prestados à entidade.

Medalha José Cypriano Nunes Vieira

José Luiz Martins Costa Kessler nasceu em Porto Alegre no dia 15 de outubro de 1955. Graduou-se Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Casado com a médica e produtora rural, Ana Carolina Issler Ferreira Kessler, é pai de Mariana Kessler Bernd e Ricardo Kessler.

Iniciou suas atividades profissionais em 1980, como técnico especializado em produção de sementes forrageiras na Cooperativa Regional Tritícola Serrana – Cotrijuí. Posteriormente tornou-se sócio e fundador da empresa Seiva Serviços Técnicos Agropecuários, para assessoria e implantação de projetos agropecuários, em munícipios do Rio Grande do Sul.

Foi responsável técnico e administrador da Cabanha do Arvoredo, Cachoeira do Sul/RS, de 1996 a 2002 e sócio gerente da Cabanha Santa Judith, projeto de produção de genética Angus em São Borja/RS de 2002 a 2006.

Desde 2006 atua como produtor rural, administrador do projeto agropecuário Fazenda Sarandy, Rio Grande/RS. Também é consultor e assessor técnico para análise de gestão e planejamento sucessório para empreendimentos rurais.  Além disso, publica e colabora, com artigos técnicos, em revistas, jornais e portais do agronegócio, como Beefpoint, Agrolink e Notícias Agrícolas.

Participa de inúmeras atividades associativas e órgãos de classe desde o início dos anos 90, tendo sido eleito presidente da Associação Rural de Pelotas na gestão 2015-2017.