Expofeira recebe lançamento da Abertura Oficial da Colheita do Arroz

Em solenidade realizada na tarde de quarta-feira, 10 de outubro, no salão nobre da Associação Rural de Pelotas (ARP) foi lançada a 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, agendada para ocorrer entre os dias 20 e 22 de fevereiro na Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão. O lançamento ocorreu dentro da programação da 92ª Expofeira Pelotas, em uma parceria entre a ARP, Sindicato Rural de Pelotas (SRP), Federarroz, Embrapa e Irga.

Na ocasião, estiveram presentes representantes dos organizadores, os presidentes da ARP Carolina Peró Osório, do SRP, Fernando Rechsteiner, a prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas, o prefeito de Capão do Leão Mauro Nolasco, entre outras autoridades e personalidades do agronegócio, apoiadores, patrocinadores e a imprensa.

“Para nós, é muito importante receber esse evento, afinal, a nossa cidade é reconhecida como importante polo produtor de arroz. E especialmente para mim, é uma grande honra pois sou descendente de arrozeiros. A produção de arroz está também no meu DNA”, destacou Carolina Osório ao citar também os benefícios da parceria entre as entidades e as possibilidades advindas da construção coletiva.

Rechsteiner salientou que o município e as cidades da região desenvolvem todas as funções da cadeia do arroz, desde as estações de pesquisa, passando pelas lavouras até chegar aos parques de industrialização, dentro dos requisitos de licenciamento ambiental. “Sendo assim, nada mais justo do que trazer para Pelotas, esse evento tão importante”, diz.

O vice-presidente da Federarroz, Alexandre Azevedo Velho, lembrou que 2019 será um ano especial para a entidade, que completará 30 anos. Velho falou também que este será um ano de importantes pautas e já projeta o alinhamento com o novo governador do estado. “Vamos discutir o ICMS, usar a taxa CDO e cobrar melhorias no porto de Rio Grande, buscando diminuir os custos e aumentar a produtividade e lucratividade”.

Foto Edu Rickes

Esta entrada foi publicada em Destaque Capa, Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.