Expofeira encerra batendo recorde

Foto Edu Rickes

A 93ª edição da Expofeira Pelotas encerrou, no domingo dia 13, consolidando o evento no calendário e no coração dos pelotenses. A feira bateu o recorde de movimentação financeira do ano passado ao alcançar R$ 40 milhões no faturamento total e mobilizou a presença de cerca de 70 mil visitantes, nos sete dias de evento.

Favorecida pelo clima, com uma semana ensolarada desde a segunda-feira dia 7 e tempo chuvoso só no último momento, a feira conquistou o público e atraiu a presença de muitos visitantes. A diversidade de atrações da programação garantiu o sucesso das mais de 200 atividades propostas, nos mais diferentes segmentos associados ao agronegócio.

Para a presidente da Associação Rural de Pelotas, Carolina Peró Osório, a Expofeira desse ano teve saldo muito positivo. “A avaliação é maravilhosa. Foi muito além das expectativas. O tempo nos ajudou bastante e tivemos uma visibilidade e participação como nunca tivemos antes. Agradecemos a todos os expositores e apoiadores que uniram forças e garantiram que essa edição fosse a maior Expofeira dos últimos tempos”.

A Expofeira Pelotas é uma realização da Associação Rural de Pelotas com o apoio do Sindicato Rural de Pelotas, produção da X13 Produções, com o patrocínio de Farsul/Senar, Sebrae, Badesul, Banrisul, Irga, Sicredi, BRDE, Ecosul e Caixa.

Sucesso em números

No somatório geral, que além dos leilões de animais inclui também a comercialização de máquinas, produtos e serviços, o evento superou o faturamento da edição passada, chegando a R$ 40 milhões. Prova de que, mesmo em um momento de instabilidade econômica, empresários e produtores mantém a confiança no evento e na credibilidade do que ele oferece.

O saldo positivo também esteve expresso no crescimento da feira em si, que teve aumento de 20% na quantidade de estandes, em relação à edição de 2018. A alta na participação de empresas e na exposição de produtos e serviços reforça o potencial do evento e o fortalecimento da sua imagem como uma vitrine propulsora de negócios.

Evolução técnica

Outra agenda com sucesso foi a Conferência Rural da Zona Sul, realizada entre os dias 7 e 11 de outubro, em programação simultânea à feira. Com auditórios lotados, os seminários se caracterizaram pelo alto nível dos debates, com a presença de renomados palestrantes, levantando temas atuais relacionados ao agronegócio e às novas possibilidades de otimização da produção, em todos os segmentos.

Além das semanas acadêmicas da Zootecnia, Agronomia e da Veterinária, a Conferência Rural ainda abrangeu o Congresso Nacional da Engenharia Agrícola da UFPel, a semana acadêmica das engenharias da Anhanguera, seminários, simpósios e debates técnicos que integraram estudantes e profissionais das áreas relacionadas ao agronegócio.

Agenda política

As relações estabelecidas na feira e as atividades realizadas em paralelo fortaleceram o evento como importante elo entre a produção e os agentes políticos. A presença de autoridades estaduais e nacionais em eventos como o seminário de Florestas Plantadas, a Abertura da Colheita do Arroz, a audiência pública sobre Segurança no Campo, Cresce RS e o lançamento da Festa do Morango e Quinzena do Pêssego, reforçaram a ideia da Expofeira como ambiente de intenso networking e fluxo de ideias e ações.

Público e shows

A programação cultural foi um espetáculo a parte e, como tradicionalmente ocorre, foi bastante prestigiada durante todas as noites. Os shows garantiram lotação completa no pavilhão Jorge Gertum, em todas as noites de espetáculo. Em paralelo às apresentações no grande palco, artistas locais tiveram a oportunidade de se apresentar na praça de alimentação, no espaço dos food trucks.

Associada a esta agenda, a 4ª edição do Arte Na Rural trouxe, além da música, um misto de cultura com exposição de obras de arte, esculturas, o lançamento de um livro de poesias e ainda a apresentação de uma ópera às crianças de escolas municipais. O espaço esteve aberto durante todos os dias da feira e foi igualmente bastante prestigiado pelos visitantes, assim como a Missa Crioula, realizada no encerramento da feira, com sucesso absoluto.

Homenagens

Em solenidades realizadas na Expofeira, foram premiadas personalidades de destaque no agronegócio, cujos serviços relevantes à produção rural foram salientados e devidamente homenageados. Pela Associação Rural de Pelotas, o agropecuarista Luiz Antonio Simões Lopes, da Estância da Graça, recebeu o prêmio Mérito Rural. Já a distinção Mérito Agronômico, oferecida pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas – AEAPel, foi entregue a José Luiz Kessler, Alcides Renato Soares, Danilo Castilhos e Dori Nava.

Exposições e campo

Com a presença de intenso público na beira das mangueiras, os julgamentos levaram às pistas do parque Ildefonso Simões Lopes uma mostra da qualidade da produção da região. Desde os primeiros dias da exposição, quando foram avaliados os lotes de gado das raças bovinas de corte, passando pelas análises de ovinos de carne e de lã, bovinos de leite, aves, e encerrando com equinos e pôneis, o alto nível foi sempre salientado pelos jurados, parabenizando o trabalho dos criadores e proprietários.

A programação campeira do evento contou com mais uma novidade na edição desse ano. A realização do rodeio, com disputas de gineteada e laço, atraíram o público cativo das provas a cavalo e ampliaram a relação de atividades da Expofeira. A promoção do evento paralelo foi da Hospedaria Querência e da 26ª Região Tradicionalista do MTG.