Começa o Julgamento de Cavalos Crioulos

Inicia hoje, o julgamento dos animais da raça Crioula, na Pista Central Guilherme Minssen, localizada na Associação Rural de Pelotas (ARP). Os cavalos são os animais em maior número na exposição, chegando ao total de 132.

O cavalo Crioulo é um dos principais símbolos do Rio Grande do Sul. O desenvolvimento natural da raça aliado ao melhoramento genético, fez com que o cavalo Crioulo se tornasse uma raça admirada pela rusticidade, resistência e equilíbrio. Esses elementos fenotípicos, como morfologia e desenvolvimento, serão analisados pelo júri hoje (10) e amanhã (11) na 85ª Expofeira de Pelotas.

Atualmente, são 30.657 proprietários espalhados por todo o país, sendo que 86,41% dos cavalos Crioulos são oriundos do Rio Grande do Sul. A tradicional raça acompanha o gaúcho desde a colonização inicial do Estado.

Para o criador Álvaro Azevedo, de Jaguarão, eventos como a Expofeira de Pelotas são considerados como ferramentas para o melhoramento genético e estético. Os vencedores tem sua genética valorizada e comercializada para disseminar características desejáveis para todos os criadores.

Segundo o presidente do núcleo sudeste de criadores de cavalo crioulo, José Laitano, Pelotas é a segunda região que mais comercializa os animais, perdendo apenas para a capital do Estado. A cidade abriga também a sede da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC).

Até o fim da Feira, serão realizados sete remates da raça.

Programação:

9h – Julgamento Morfológico