Seminário de Turismo Rural na Costa Doce ocorre hoje

O 2º Seminário de Turismo Rural na Costa Doce será realizado ao longo do dia de hoje (10), no auditório da Associação de Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPel), localizado dentro do parque da Associação Rural de Pelotas (ARP). O evento é uma realização da Associação Cultural dos Cavaleiros da Costa Doce (ACCCD), Associação Brasileira de Turismo Rural do Estado do Rio Grande do Sul, Associação Brasileira de Turismo Rural (ABRATURR/RS) e Prefeitura Municipal de Pelotas.

De acordo com o presidente da ACCCD, Carlos Souza Gonçalves, as metas do seminário são fortalecer a rede de governança e os agentes do processo de crescimento sustentável do setor do turismo rural, bem como avaliar diretrizes para o Plano Estadual do Turismo do Estado.

O evento dará relevância ao turismo rural em nossa região e também irá abordar assuntos considerados de extrema importância para o planejamento e desenvolvimento de ações inovadoras. “O Turismo Rural será a oportunidade para as secretarias de governo, empreendedores, universidades, e as entidades e organizações ligadas ao meio rural debaterem e apontarem consensos sobre o fortalecimento da atividade”, concluiu Gonçalves.

9h30min – Abertura oficial

10h – Palestra “Turismo Rural no Rio Grande do Sul”, com a secretária de Estado do Turismo Abgail Pereira;

11h – Palestra “Exposição do Projeto da FURG – Oceanário Brasil”, com reitor da FURG, professor João Carlos Cousin;

12h – Intervalo para o almoço/ Visitação aos estandes da 85ª Expofeira;

14h – Palestra – “Sebrae/RS – Artesanato/Desenvolvendo Produtos”, com a gestora de Projetos de Turismo e Artesanato Regional Sul, Jussara Argoud;

15h – Palestra “Turismo é opção dos municípios da Costa Doce? E integração de fronteiras?”, com a professora da UNIPAMPA Juliana Jasper;

16h – Palestra “Caminho Farroupilha em Piratini/Cultura e Turismo”, com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Piratini, Roger Morales;

17h – Palestra “Comercialização – Foco no Mercado Turismo Rural”, com a diretora da Agência de Turismo Terrasul Viagens e coordenadora do Grupo/Pelotas Colonial, Andréa Chies;

18h – Apresentação Novos negócios: Inovando Facas & Souvenirs/Camaquã-RS, com professora Carmen Vitola da Silva;

18h30min – Mesa redonda e debates;

19h30min – Encerramento/coquetel com produtos da gastronomia das rotas Pelotas Colonial e Caminho Pomerano;

Momento artístico cultural, com músicos e instrumentistas convidados.