Julgamento da raça Jersey reúne público na ARP

Começou na tarde desta segunda-feira (10) o julgamento da raça Jersey. O professor Elton Butierres, da cabanha Granja da Reserva, será o responsável pela avaliação dos animais. Até o momento, foram julgadas as categorias machos, fêmeas jovens até campeonato júnior e vacas secas. Vacas em lactação, grande campeonato, conjuntos e progênies serão analisadas na manhã desta terça-feira (11), a partir das 9h. No total, serão 77 animais que estarão participando do julgamento.

Longevidade e rusticidade. Estas são as principais características da raça Jersey, que possui um leite de ótima qualidade, rico em proteínas e gordura. O Rio Grande do Sul é o principal criador da raça, que chegou ao país através do Castelo de Pedras Altas, que as trouxe da Inglaterra.

Butierres buscava nos animais características como boa abertura de costela, uma garupa correta e bons aprumos. Segundo ele, as categorias estão ficando muito próximas devido à qualidade e a constante evolução.

Ao total, 12 expositores da região estão envolvidos no processo. Para o presidente do núcleo Jersey de Pelotas, Almério Ivo Rodrigues, os animais deste ano estão muito bem preparados.