Cachorros participam de competição na ARP

Cachorros de várias raças estão concorrendo na 1ª Mostra de Cães da Primavera nesta quarta-feira (12). O evento está sendo realizado pela Princesa do Sul Kennel Clube, na 85ª Expofeira de Pelotas. Ao todo, 36 raças disputam em cinco categorias: Classe Inicial (quatro a seis meses), Filhote (6 a 9 meses), Jovem (9 a 15 meses), Campeão e Grande Campeão. Os animais são divididos em 11 grupos em cada categoria. Mais de 50 cães participaram do evento.

A responsável pelo julgamento é a adestradora e criadora, Alice Pontes Neves. Para a análise, ela irá avaliar a morfologia do animal, a movimentação, a inserção de orelha e também as características próprias de cada raça. “Nos pastores, a movimentação é muito importante, pois o seu desenvolvimento necessitava de velocidade. Já os cães de guarda é fundamental cuidar o porte e a postura do animal”, disse.

O coordenador do evento, Luis Alberto Gomes e Silva, disse acreditar que a qualidade dos animais está muito boa. “Mesmo sendo um evento não ranqueado, temos animais muito bons aqui. Alguns deles já ganharam prêmios fora da cidade e até mesmo no Uruguai”.

Uma destas competidoras pertence à Maria Eduarda Dode. A criadora possui dois canis na cidade de Pelotas. Maria já participou de aproximadamente 50 exposições no Brasil, Argentina e Uruguai. O seu maior destaque é um macho da raça Australian Cattle Dog, que atualmente ocupa a 3ª posição no ranking nacional. “Hoje ele é um dos favoritos. Tomara que ele ou um dos outros vença”.

A próxima competição de cachorros no município irá ocorrer no dia 13 de novembro, desta vez sendo ranqueada. O evento irá ocorrer na Associação Rural de Pelotas (ARP). Segundo o presidente da Kennel Clube, Antônio Ugoski, cães de todo Estado e de Montevideu devem participar.

Resultado:

1º – Fila Brasileiro – Muriel Du Brasil da Orla do Fila