Pelotas sediará Encontro Estadual de Olivicultura em novembro

Com o objetivo de discutir a produção de olivas no Rio Grande do Sul, as tecnologias de produção, os gargalos da cadeia e ainda propiciar a troca de experiências entre participantes e palestrantes, Pelotas sediará o 2º Encontro Estadual de Olivicultura, que será realizado nos dias 29 e 30 de novembro. Representantes da Emater e Embrapa, entidades promotoras do evento, estiveram reunidos com o prefeito Eduardo Leite, nesta terça-feira (07/08/16), para convidá-lo a participar. “Acredito que será muito interessante conhecer as diferentes variedades de oliveiras e as perspectivas desse mercado em ascensão”, afirmou Eduardo.

O Rio Grande do Sul é o estado com maior área de cultivo e produção de olivas do país. Atualmente conta com 1.670 hectares destinados à cultura, sendo destes 257 hectares localizados em Pinheiro Machado e 270 em Canguçu. A atividade envolve 139 produtores distribuídos em 55 municípios, há seis indústrias de azeite de oliva e 11 marcas registradas. “O nosso consumo per capita passou de 70 ml para 200 ml por ano”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, que esteve no Gabinete acompanhado do pesquisador e também produtor de oliveiras, Enilton Coutinho.

Também participaram da reunião o gerente regional da Emater, Ronaldo Maciel, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Wilson Karnopp, e a gerente de Apoio à Agricultura Familiar da SDR Rejane Jorge.

O 2º Encontro Estadual de Olivicultura, promovido pela Emater/RS-Ascar, Embrapa e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) será destinado a interessados na produção de olivas, olivicultores, produtores de mudas, comerciantes, agrônomos, técnicos rurais, professores e estudantes de agronomia.