Wokshop discute pesquisa do leite para o futuro com lideranças da cadeia produtiva

Nesta quinta-feira (02/06/16) foi dado início a programação de comemoração aos 20 anos do Sistema de Pesquisa e Desenvolvimento em Pecuária Leiteira (Sispel), pertencente a estrutura da Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS).  O Workshop Sispel + 20 reuniu as principais lideranças do setor leiteiro do RS para discutir o desenvolvimento de atividades da cadeia produtiva para os próximos anos. A agenda contou com apresentação da carteira de Pesquisa & Desenvolvimento e Inovação (P&DI) da pesquisa agropecuária voltada a bovinocultura de leite e seus avanços mais recentes.

O Workshop integrou as instituições de P&DI com a cadeia produtiva do leite, no sentido de apresentar as principais tecnologias, processos, produtos e serviços (TSPs), que a Embrapa disponibiliza para a sociedade, assim como discutir as tendências e elencar as prioridades para o desenvolvimento da Bovinocultura de Leite para os 20 anos seguintes.

“A intenção é buscar um feed back do setor produtivo para direcionar o foco em ações futuras, incluindo o apoio da cadeia”, esclareceu a coordenadora do evento, a pesquisadora Maira Zanela. Para o chefe-geral, Clenio Pillon,  a  intenção é proporcionar um momento de escuta e discussão para onde a Embrapa deverá seguir seu plano de trabalho.

“Queremos ouvir e fazemos questão de construir junto aos representantes, dos diferentes elos da cadeia produtiva, quais são os focos de pesquisa, os principais gargalos, demandas e desafios para ser incorporado rapidamente nos nossos processos de pesquisa”, comentou Pillon. Já, o presidente do Sindicato da Indústria Laticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat), Alexandre Guerra, citou a importância das empresas manterem foco em inovação, sustentabilidade e competitividade, respeitando os valores e tendências de uma economia globalizada. “Foi um importante encontro para tomarmos conhecimento dos projetos que a Embrapa já desenvolveu e também para discutirmos a construção de novos projetos que levem em conta as necessidades do campo e da indústria”, destacou o presidente do Sindilat

Durante a manhã, no auditório Terras Baixas, da Estação Experimental da Embrapa, situada ao lado do Campus Universitário da UFPel, em Capão do Leão/RS, foram apresentados o histórico de criação, a estrutura física e tecnológica, e as as principais TSPs produzidos pelo Sispel, além de apresentar os projetos de pesquisa e as ações de Transferência de Tecnologia (TT) em andamento e as atividades demandadas para o futuro. Apresentaram esse relato os pesquisadores Darcy Bittencourt, Maira Zanela, Jorge Schafhauser, Lígia Pegoraro e os analistas de TT, Rogério Deretti e Sergio Bender.

Os participantes do Workshop realizaram manifestações sobre suas demandas e necessidades para busca de melhoria no sistema de produção de leite gaúcho. Estiveram presentes o presidente do Sindilat, Alexandre Guerra, os representantes da Nestle; das cooperativas Santa Clara, Cooperipê, Cosulati, Cooperativa Aurora, Coopar, Coopeagri, Cooper A1, Coasa, Cooper Auriverde, Cooperlate e Copérdia/SC; UFPel, Unicafes; Emater/RS; IGL e Associação de Criadores de Gado Jersey do RS.