Marcado pelo expressivo número de participantes, o primeiro dia da Conferência Rural da Zona Sul deixou o Parque de Exposição Ildefonso Simões Lopes com movimentação atípica para uma segunda-feira. Dois importantes encontros marcaram o início das atividades na 90ª Expofeira.
O auditório Juntos para Competir recebeu o debate Plano de Bacias Hidrográficas, sob responsabilidade do Comitê Regional. O encontro contou com a presença da Secretária de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, que entre outras ações recebeu do diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fernando Meirelles, representante do Rio Grande do Sul no comitê Bacia Hidrográfica Lagoa Mirim – Canal Gonçalo, um Plano de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Lagoa Mirim – Canal São Gonçalo.
“Com certeza é um ganho não só para a Bacia, mas para todo o Rio Grande”, disse a secretaria referindo-se ao documento.
Paralelo ao debate, o 15° Simpósio Ovinocultura da Região Sul, reuniu um público de mais de 200 inscritos com palestras técnicas qualificadas como, por exemplo,o doutor Daniel Castells Montes, do Secretariado Uruguayo De La Lana. O tema abordado foi Verminoses em Ovinos, onde o veterinário abordou questões como animais saudáveis, sistemas sustentáveis, pastagens nativas, clima, etc.
“É preciso estabelecer mecanismos de controle através de diagnósticos de exames clínicos e teste laboratorial”, analisa ele.
Ambos encontros tiveram continuidade no período da tarde que ainda contou com grande participação de público na abertura da exposição Arte na Rural, no Salão Nobre, com show de Victor Issler – O Bobo e à Beça, duo com Felipe Rotta.