Associação Rural homenageia personalidades de destaque no agronegócio

Medalhas Mérito Rural e Dr. Nunes Vieira serão entregues ao pesquisador Décio Gazzoni, à produtora Ana Carolina Issler Ferreira Kessler e ao jornalista Henrique Pires

Já são conhecidas as personalidades de destaque no ambiente do agronegócio a serem homenageadas com as medalhas Mérito Rural e Dr. Nunes Vieira pela Associação Rural de Pelotas (ARP) durante a 95ª Expofeira Pelotas.

O evento será realizado em formato híbrido (presencial, no Parque Ildefonso Simões Lopes, e digital, pela plataforma – www.expofeirapelotas.com.br) entre 4 a 10 de outubro. A cerimônia está marcada para dia 7 de outubro (quinta-feira) – desta vez para número restrito de convidados em função da pandemia do novo Coronavírus.

Neste ano o Mérito Rural, instituído pela ARP na 62ª Expofeira, em 1988, será concedido ao engenheiro agrônomo Décio Luiz Gazzoni. Pesquisador da Embrapa, é mestre em Entomologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na Embrapa, foi chefe da unidade Agro Oeste, em Dourados (MT), e da Embrapa Soja, em Londrina (PR), além de diretor técnico em Brasília (DF), onde também foi assessor da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Atualmente, além de pesquisador da Embrapa, é articulista em jornais, revistas e sites especializados.

Com vasta produção científica, com mais de 1.6 mil artigos publicados em revistas técnicas da área, palestras proferidas e participação em conferências no Brasil e no exterior, Gazzoni é autor de 15 capítulos de livros, tem sete livros publicados e atua como orientador de teses, dissertações e monografias de acadêmicos da área da Agronomia, o que o referenda como consultor agropecuário em âmbitos nacional e internacional. Atualmente é membro do International Scientific Panel on Renewable Energy (Ispre, na sigla em inglês), presidente do Steering Committee on Renewable Energy (Rolac) e consultor internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do Banco Mundial e da Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO-ONU).

Na 95ª Expofeira Pelotas, Décio Gazzoni será palestrante do Momentos Masters da Conferência Rural além de moderador de diversas palestras programadas para o evento, considerado o maior de caráter técnico-científico do agronegócio regional. Em sua palestra, dia 4 de outubro (segunda-feira), ele vai abordar “Investimentos Verdes – Dobrando o PIB da Agropecuária).

Dr. Nunes Vieira

Instituída no centenário da ARP, em 1998, a medalha Dr. Nunes Vieira será concedida neste ano à médica e produtora rural Ana Carolina Issler Ferreira Kessler por sua destacada atividade no setor. Na diretoria da Rural em várias gestões, desde 2001 participa da organização de expofeiras em inúmeras funções, além de representar a ARP em comissões de entidades da cidade. Entre outras ações relevantes, destaca-se o projeto Arte na Rural, que leva arte e cultura às feiras rurais. Em 2021, chega com sucesso à sua 6ª edição.

Também recebe a medalha Dr. Nunes Vieira nesta 95ª Expofeira Pelotas o jornalista Henrique Pires por sua contribuição, em especial, na reforma do madeiramento de um dos galpões do Parque Ildefonso Simões Lopes, da Associação Rural de Pelotas, contribuindo para a preservação deste patrimônio.

Antonia Berchon Sampaio

Nesta edição da Expofeira foi designado espaço no Parque Ildefonso Simões Lopes denominado Antonia Berchon Sampaio. Assistente social com prática na escola Ana Nery, do Rio de Janeiro, no decorrer de sua vida destacou-se no agronegócio na Estância da Gruta, no Capão do Leão. Foi reconhecida em 1986 como a maior produtora mundial da raça Devon. Atualmente a propriedade da família, entre outras culturas agrícolas, é franqueada do Projeto Montana em produção de touros. Na cidade de Pelotas, Antoninha, como era conhecida, dedicou-se a atividades culturais, especialmente de preservação de prédios históricos. Inúmeras vezes homenageada, Antonia Berchon Sampaio (1918-2014) foi agraciada em 2006 com o Troféu Guri, em 2002 com o Mérito Rural pela ARP e em 2008 com o Troféu da Agropecuária Riograndense. Suas filhas seguem seu relevante legado e hoje são a sexta geração da família nos mesmos campos.

Pesquisador Décio Gazzoni recebe o Mérito Rural