Conferência Rural: um encontro para espalhar e compartilhar conhecimento Evento traz extensa programação de discussões técnicas, científicas e de mercado para dentro da 96ª Expofeira de Pelotas

Aproximar o setor primário de instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e especialistas dos diferentes mercados do agronegócio, em um ambiente de troca de informações e conhecimento é o objetivo da Conferência Rural que acontece durante a 96ª Expofeira de Pelotas entre os dias 3 e 9 de outubro.

Com uma extensa programação formada por painéis, debates, seminários e palestras o evento abordará temas pertinentes as principais atividades agropecuárias da região como o cultivo de grãos, produção leiteira, equinocultura, ovinocultura e, claro, a pecuária de corte.

E, para explicar aos pecuaristas da região quais os melhores caminhos para enfrentar os desafios atuais do mercado da carne bovina, os organizadores da Conferência Rural foram buscar em São Paulo uma das maiores autoridades sobre o tema no Brasil atualmente: a zootecnista Andrea Mesquita.  A CEO da startup O Território da Carne é considera uma das 20 zootecnistas de maior destaque no país, além de figurar entre os cinco mais importantes influenciadores do agronegócio nacional. Em março deste ano foi selecionada pela revista Forbes entre as 20 mulheres mais inovadoras de AgTechs (startups do agronegócio).

Fundada em 2017 a empresa surgiu com o objetivo de melhorar a vida do empreendedor, empresário ou gestor do varejo de carnes bovinas através de uma metodologia própria baseada em quatro pilares: Compreensão da Cadeia, Aumento da Eficiência, Consumo Mais Consciente e Busca por Excelência.

Em sua participação na Conferência Rural, Andrea Mesquita irá falar sobre tendências e perspectivas do novo consumidor de carne. “O cenário pós-pandemia é um cenário de retração de renda e o consumidor escolhe melhor onde gastar e isso traz um impacto no consumo de carne bovina, que tem alto valor agregado e pesa na cesta de compras. No painel abordarei como entender as tendências de mercado, o que o consumidor busca dentro e fora do Brasil? E como entregar esta expectativa com a melhor margem de lucro dentro da propriedade”, diz.

A consultora que estará na feira no dia 4 de outubro, as 8h30min no Seminário de Bovinos de Corte, trará ainda análises sobre os principais desafios dos produtores como, por exemplo, enfrentar o aumento dos custos de produção e manter as margens de ganho.

“O mercado da pecuária está passando por um momento no qual se eu não me profissionalizo vou enfrentar um reflexo na redução dos ganhos. Diria que há duas formas de ganhar na pecuária: reduzindo custos ou aumentando a eficiência e consequentemente o valor percebido e a qualidade do produto e, aí sim, aumenta as margens. Reduzir custos hoje é um desafio sem escala, pois a escala me traz a redução de custos. No RS temos pequenas e médias propriedades e a escala é um grande desafio, como se reduz custos num cenário onde a escala é menor? Se unindo. Há outros estados onde há uma cooperação para que a aquisição de insumos tenha uma competitividade maior e isso é um desafio para o RS”, adianta.

 

CIÊNCIA E MEIO AMBIENTE

Tanto quanto análises de mercado, a Conferência Rural traz para a pauta do setor agropecuário da região temas ambientais e científicos como armazenagem de grãos com qualidade, uso de adubos orgânicos e organominerais, recuperação de áreas degradadas, terminação e abate de cordeiros, gestão de recursos hídricos, redução de emissão de metano na agropecuária, produção de hidrogênio verde, projeções climáticas, entre outros.

 

 

Esta entrada foi publicada em Destaque Capa, Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.