91ª Expofeira Pelotas é lançada na 40ª Expointer

O lançamento da 91ª Expofeira Pelotas ocorre nesta quarta-feira (30), a partir das 16h, na 40ª Expointer, em Esteio, durante solenidade, no auditório da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), no parque de exposições Assis Brasil. O evento da Farsul, que é tradicional na Expointer e realizado há 15 anos, dá destaque e espaço para as cidades gaúchas lançarem suas exposições e feiras agropecuárias de primavera, com a participação de representantes de sindicatos rurais e produtores de todo o Estado.

A comitiva da Associação Rural de Pelotas (ARP) é integrada pelo presidente José Luiz Kessler, a vice-presidente Carolina Osório e a assessora de eventos Kênia Pinheiro.

Nesta terça-feira (29), o lançamento foi realizado, na Casa do BRDE, no parque Assis Brasil em Esteio. A comitiva da ARP foi recebida pelo diretor do BRDE, Luiz Noronha, que solicitou a organização de uma reunião-almoço com os prefeitos da Azonasul no dia 9 de outubro, antes do Seminário de Gestão Pública e de Território.

Participaram também o gerente adjunto de Planejamento Pelotas, Alexandre Ness, o gerente de Planejamento Porto Alegre, Alexander Leitzke e o assessor da diretoria, Paulo Roberto da Silva.

A 91ª Expofeira Pelotas é o evento referência do agronegócio na região Sul e ocorre de 9 a 15 de outubro de 2017, no parque de exposições Ildefonso Simões Lopes. Durante a  Expofeira, ocorre a Conferência Rural da Zona Sul, o maior  evento de caráter-técnico científico, com seminários que debatem todas as cadeias produtivas do agronegócio regional, participação crescente de semanas acadêmicas de universidades, além de discutir temas atuais como gestão ambiental, tributária e sucessória, turismo rural, agricultura familiar, pesca, políticas públicas, crédito e seguro agrícola, entre outros.

A expectativa para este ano é de receber 50 mil visitantes durante os oito dias do evento, que tem entrada gratuita de segunda (09) a sexta-feira (13 de outubro) e uma movimentação econômica superior a R$ 30 milhões. Estão previstos leilões diários de bovinos e equinos, que têm como característica a qualidade genética dos reprodutores. O lançamento regional da Expofeira ocorre no dia 11 de setembro, em Pelotas.

Luciara Schneid

RP 7540