92ª Expofeira Pelotas começa na próxima segunda-feira (8)

De 8 a 14 de outubro, o Parque da Associação Rural de Pelotas irá sediar, mais uma vez, o principal evento do agronegócio na região, a 92ª Expofeira Pelotas. Entre as atrações, exposições com a presença de animais de alto valor genético, leilões, mostras da gastronomia regional, produtos da agricultura familiar, de máquinas e implementos agrícolas, além de shows e atividades culturais. De segunda (8) a sexta-feira (12), a entrada no parque é gratuita.

A tradicional Expofeira de Pelotas já é um evento consolidado no calendário de atividades do meio no Estado. Considerada a segunda maior feira agropecuária do Rio Grande do Sul, atrás apenas da Expointer de Esteio, a feira se destaca tanto pela capacidade mobilizadora e fomentadora das atividades do campo como também como espaço de integração entre os públicos rural e urbano, através da multiplicidade de suas atrações.

Para Carolina Luiza Peró Osório, presidente da (ARP) Associação Rural de Pelotas – que comemora 120 anos durante a Expofeira – o grande desafio é promover uma feira que seja atrativa e produtiva a todos os públicos. “É nossa responsabilidade estimular esse perfil agregador. Agregar as forças e trabalhar em conjunto. O esforço que a ARP tem feito é em agregar as pessoas como protagonistas, encarando as diferenças como uma riqueza e não como uma barreira”

Nesta edição serão realizadas mais de 180 atividades em toda a Expofeira. Integram a programação os encontros e debates realizados pelos núcleos e associações de criadores, o Festival de Food Trucks, o Arte Na Rural – espaço artístico que busca valorizar a produção cultural local – e a Conferência Rural da Zona Sul, evento de caráter técnico-científico, com seminários que discutem o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio regional.

A agenda também inclui, no dia 8 de outubro, os shows de Lisando Amaral às 20h, e do grupo Alma Musiqueira às 21h30min. Os Serranos se apresentam no dia 9, às 21h. A festa de aniversário do Boteco O Escritório será no dia 11, às 23h. No dia 12 acontece o Festival Infantil às 16h e o show de Luiz Marenco às 21h. Todos esses, com entrada gratuita. Já no dia 13, às 21h, acontece o show de César Oliveira e Rogério Melo, com o ingresso inteiro ao custo de R$ 10, e no dia 10, o show nacional do cantor Gusttavo Lima.

A expectativa para este ano é de receber mais de 70 mil visitantes durante todo o período do evento, que tem entrada gratuita de segunda, dia 8, a sexta-feira dia 12 de outubro. Estão também previstos leilões de bovinos e equinos, com uma projeção de movimentação econômica superior a R$ 30 milhões.

As comercializações terão início já no segundo dia de feira, terça-feira (9/10) com o Leilão Montana, a cargo da Knorr Leilões. Na quarta, dia 10, é a vez do leilão Angus Recalada e na quinta, 11, o Genética em Dose Dupla. Ambos, também sob responsabilidade de Knorr Leilões. No mesmo dia 11, a Macedo Leilões Rurais promove o Redomão Crioulo do Sul, primeira oferta de equinos do período. No dia 12 de outubro, será a vez do leilão Santa Eulália, realizado pela Knorr Leilões. No dia 13, a Rédea Remates atua na única oferta de gado Jersey da Expofeira. No mesmo dia, a Casarão remates realiza o leilão Hereford da Fronteira. E encerrando a agenda de leilões, no domingo (14/10) acontecem os de Pônei, promovido pelo Núcleo da espécie, também o remate Só Angus, sob responsabilidade da Casarão Remates e o leilão Fazenda Liscano e Estância Tamanca, organizado pela Macedo Leilões Rurais.

A 92ª Expofeira de Pelotas é uma realização da Associação Rural e do Sindicato Rural de Pelotas, com a produção da X13 produções. Patrocinam o evento a Farsul/Senar, Badesul, Banrisul, Irga, Sicredi, BRDE, Ecosul e Caixa, com o apoio cultural da Fecomércio/Sesc.

Homenagens

Além de alusiva aos 120 anos da Associação Rural de Pelotas, a 92ª Expofeira terá um momento de homenagens a importantes personalidades de reconhecidos serviços ao agronegócio da região. Esse ano, o prêmio Mérito Rural será concedido ao leiloeiro Jarbas Knorr. Já o ex-presidente da ARP, José Luiz Kessler, será laureado com a medalha Nunes Vieira. Ambos prêmios serão entregues no jantar que será realizado na noite do dia 11 de outubro, às 19h, no Salão Nobre da Associação.

Debate técnico terá espaço na Conferência Rural

Além de reconhecida como uma das maiores mostras de genética de bovinos e equinos do Rio Grande do Sul, a tradicional Expofeira Pelotas é destaque também pela Conferência Rural da Zona Sul, momento em que proporciona o debate dos mais diversos temas relacionados ao desenvolvimento regional, tendo como norte as diversificadas atividades do setor do Sul do Estado. A programação da Conferência Rural acontece em paralelo à Expofeira, no Parque de Exposições Ildefonso Simões Lopes, entre os dias 8 e 14 de outubro.

Entre as palestras e simpósios, os temas envolvem gestão de territórios, pública e ambiental, administração rural, agricultura de precisão, integração lavoura-pecuária, florestas plantadas, vitivinicultura, olivicultura, sucessão familiar, cooperativas, arroz irrigado, empreendedorismo do agronegócio, turismo rural, pós-colheita e industrialização de soja, armazenagem e legislação.

Uma das características da Conferência Rural, considerado o maior encontro de caráter técnico-científico do ramo na Zona Sul, é a construção coletiva. O evento congrega inúmeras entidades ligadas ao desenvolvimento regional, entre elas a UFPel, UCPel, Faculdade Anhanguera, IFSul campus CAVG, os Sindicatos Rurais, o Senar, o Sebrae, a Embrapa, a Emater, o Irga, a Prefeitura, agentes de crédito rural (Sicredi, Banrisul, BRDE, CEF), as associações profissionais e outras organizações.

Integrando a programação da Conferência Rural, também estão o simpósio de ovinocultura da Região Sul, que ocorre no dia 8, e o de bovinocultura de corte, no dia 9. Ambos terão início a partir das 8h, e serão realizados na Casa da Amizade. Além disso, estão na agenda ainda os seminários sobre soja em rotações, cenários do leite, as semanas acadêmicas dos cursos de veterinária, zootecnia, agronomia e engenharias, fóruns, mini cursos, workshops, o lançamento da Quinzena do Pêssego e da Festa Municipal do Morango e a abertura oficial da Colheita do Arroz.

Arte Na Rural se consolida em sua 3ª edição

Com o objetivo de acrescentar arte e cultura à feira do agronegócio, o Arte Na Rural se consolida em sua 3ª edição desde a estreia em 2016, pleno de eventos técnico-científicos, produtivos e de entretenimento. A iniciativa é composta por exposições de artes plásticas, música lírica, oficinas infantis, projeto social de música nas escolas e mostra de gastronomia e acontece no Parque de Exposições da Associação Rural, de 8 a 14 de outubro, durante a 92ª Expofeira Pelotas.

De acordo com a idealizadora e coordenadora do evento, Ana Carolina Issler Ferreira Kessler, a proposta visa oportunizar uma nova visão sobre o meio, através da arte. “A ideia é trazer um novo olhar para o agronegócio, aproximando a cultura da terra com a cultura do espírito”, diz a médica e produtora rural.

A abertura do Arte Na Rural acontecerá na segunda-feira, 8 de outubro, às 18h30min, no Salão Nobre, com a exposição de arte, apresentação de Canto Lírico, de Giovani Bertolini Côrrea e Jaqueline Bartz com piano de Tomás Storino e Coquetel da equipe de Gastronomia UFPel.

Entre as novidades desta edição, na terça-feira, 15h30min, também no Salão Nobre, o Projeto Ópera na Escola, relevante projeto social, sob a coordenação da Prof. Magali Richter, com apresentação para alunos de escolas municipais e a Oficina de Brincadeiras Infantis e Trajes Folclóricos, coordenada pela Prof. Nádia Senna da UFPel, que ocorrerá no dia da criança, 12 de outubro no Pavilhão Gertum, a partir 15h. Ambas as iniciativas trazidas pela UFPEL, por João Fernando Igansi, coordenador de Arte e Inclusão da Pró-Reitoria de Cultura.

Já os curadores da exposição de arte, Lauer dos Santos, Nicola Caringi, Carmen Regina Diniz e José Luiz de Pellegrin selecionaram obras de Clóvis Martins Costa, Vivian Herzog, Duda Gonçalves e Alexandre Lettnin para compor a exposição de arte, no Salão Nobre da Associação Rural.

“Estamos felizes com a consolidação do Arte Na Rural, que visa aproximar áreas do conhecimento, como história, música e artes plásticas, à cultura agropastoril, nascedouro do nosso desenvolvimento. Esta mostra se alia à missão da histórica Associação Rural de Pelotas, de integrar a sociedade urbana ao trabalho e cultura da área rural”, finaliza Ana Carolina Kessler.

O Arte Na Rural é promovido pela Associação Rural de Pelotas (ARP), Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Fecomércio/SESC-RS.

Food Truck Festival será novidade na Expofeira

O happy hour estará garantido aos visitantes da 92ª Expofeira Pelotas. Durante o período da feira, além da gastronomia diferenciada dos Food Trucks, o novo espaço do evento contará com música ao vivo todos os dias, nos fins de tarde. A feira terá entrada gratuita de segunda a sexta.

De acordo com a produtora do evento, Kenia Pinheiro, a ideia é oferecer um novo ambiente, descontraído, com boa música e comida de qualidade, para atender à diversidade de públicos da Expofeira. O Food Truck Festival estará localizado no canteiro em frente ao Núcleo Sudeste de Criadores de Cavalos Crioulos, dentro do Parque da Rural.

As atrações musicais serão: Sandro Martins (8/10), Moisés Soares (9/10), Felipe Barreto (10/10), Henry e Banda (11/10), Área Vip (12/10), Matheus Almeida (13/10) e Amâncio Jorge (14/10).

Esta entrada foi publicada em Destaque Capa, Noticias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.