Evento promove o fomento à ovinocultura

Foto Edu Rickes

32ª edição da Fenovinos será realizada na Associação Rural de Pelotas, na próxima semana, em programação que abrange todos os elos da produção

Entre os dias 15 e 19 de maio, o Parque de Exposições da Associação Rural de Pelotas (ARP) receberá a 32ª Fenovinos, evento itinerante promovido pela Associação Nacional de Criadores de Ovinos (ARCO). A feira, que tem por objetivo promover e estimular a produção da pecuária ovina, traz em sua programação uma série de atrações que vão desde exposições e leilões a mostras de artesanato, simpósio e concurso de churrasco.

Nesta edição, que marca a volta do evento a Pelotas após dez anos desde a sua última realização no município, está confirmada a presença de mais de 400 animais, nos julgamentos de 14 raças de ovinos, de propriedade de 71 expositores oriundos de 33 cidades do Rio Grande do Sul. Dentre os animais expostos, estão incluídos mais de 130 borregas que integram o concurso oficial da Emater. E além desses, o Parque da ARP ainda receberá nesse período cerca de 200 ovinos que irão a leilão.

De acordo com a vice-presidente da ARP e da ARCO Elisabeth Amaral Lemos, ao longo dos anos o evento acabou se tornando uma espécie de prévia para a Expointer mas, dessa vez, volta à finalidade primordial pela qual foi criado. “Além da exposição, a programação contempla a possibilidade de aquisição dos animais e valoriza o trabalho dos produtores e de todos os envolvidos nos demais segmentos ligados à ovinocultura”, diz.

Destaca ainda a discussão de temas técnicos e científicos além do debate sobre obstáculos que dificultam a produção como o abigeato e a ação de predadores. “É importante levantarmos essas questões, como forma de motivar as autoridades a criar mecanismos voltados a salvaguardar a atividade”, afirma a vice-presidente.

Churrasco e artesanato

Pensada de forma a abranger a ovinocultura desde a produção até a destinação e ligação com demais segmentos do mercado, a agenda da Fenovinos oferece atividades a todos os públicos. Entre as atrações técnicas estão a oficina de auxiliar de jurados, o treinamento sobre ultrassonografia, a gira técnica, entre outros.

Na programação também estão o concurso de borregas da Emater, que visa incentivar o pequeno produtor, a participação de 16 artesãs que estarão expondo e comercializando produtos feitos com a lã, além de dois desfiles de moda. Outra novidade será o Concurso de Churrasco Ovino, que acontece no sábado dia 18, no salão nobre da ARP.

A 32ª Fenovinos é uma realização da Associação Rural de Pelotas, junto à ARCO, Sindicato Rural de Pelotas, Casa da Ovelha, Emater/RS e Prefeitura Municipal de Pelotas. O evento tem o patrocínio do Governo do Estado do RS, Senar-RS/Farsul, Sicredi, Frigorífico Coqueiro, Câmara de Vereadores de Pelotas e Renault.

Homenagem

A Fenovinos 2019 leva o nome do doutor Mário Burck Santos, em homenagem póstuma especial ao técnico que atuou durante muito tempo na ARCO, e colaborou com o melhoramento de vários criatórios, sendo reconhecido pelo seu amplo conhecimento da ovinocultura, além de ter atuado como jurado em diversas ocasiões, tanto no Brasil como internacionalmente.

Ação solidária

A Fenovinos também abrirá espaço a uma importante ação social e, para isso, contará com a solidariedade de seus visitantes. Durante toda a feira, não será cobrado ingresso para a entrada no Parque nem estacionamento, no entanto, o público será convidado a contribuir com qualquer valor, a ser destinado à Santa Casa de Pelotas.

Dia 15 de maio (4ª feira)

8h – Oficina de Auxiliar de Jurados de Ovinos para julgamento em exposições e feiras – Sindicato Rural de Pelotas

14h – Abertura do Parque de Exposições para chegada dos animais

Dia 16 de maio (5ª feira)

8h – Abertura da 1ª Gira Técnica da Ovinocultura – Casa da Amizade

12h – Término da entrada dos animais da Exposição

14h – Julgamento de Admissão

16h – Mostra do Experimento de Pastagens – ao lado da AEAPEL

19h – Coquetel de Confraternização “Arte e Bom Gosto Ideal” – Restaurante ARP

Dia 17 de maio (6ª feira)

8h – Café da Manhã para recepção de Jurados e Expositores – Sindicato Rural de Pelotas

8h30min – Início do Julgamento de Classificação

14h – Reinício do Julgamento de Classificação

17h – Desfile de Moda Artesanal – Salão Nobre

19h – Treinamento teórico prático Ultrassonografia em ovinos – AEAPEL

19h30min – Retreta pela Banda da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada e hasteamento dos pavilhões – anexo ao Salão Nobre

20h – Abertura Oficial e Coquetel de Entrega de Prêmios – anexo Salão Nobre

Dia 18 de maio (sábado)

8h30min – Reunião (Gargalos da Ovinocultura-Abigeato e Predadores) – Casa da Amizade

8h30min – Horário limite para entrada de borregas para concurso da Emater

9h – Final do XII Concurso Regional de Borregas e Artesanato da Emater – Pavilhão Central de Remates

11h – Escolha da Sede da Fenovinos 2020 – Salão Nobre

12h – Concurso de Churrasco Ovino – anexo Restaurante ARP

12h30min – Almoço – Pista Central

15h – Entrega dos Prêmios dos Concursos da Emater – Pavilhão Central de Remates

16h – Leilão de Fêmeas Tatuadas e Rebanho Geral – Pavilhão Central de Remates

18h – Início liberação dos animais

Paralelamente acontecerão a partir do dia 16/05/2019:

Exposição de Artesanato em Lã – local Pavilhão Central de Remates

16h – Chás de confraternização e Exposição “Pampa & Tradição”, obras da Artista Maria Lucia Drummond – Salão Nobre ARP

Esta entrada foi publicada em Destaque Capa, Noticias, Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.